22.Nov - Vinhos - mercado

Em leilão de Beaune Hospices, Borgonha mira Ásia e provoca Bordeaux

por Redação

Região da Borgonha, na França
O leilão 2010 de Beaune Hospices mostrou produtores da Borgonha chamando atenção para a batalha pelo mercado em expanção chinês.


"A China é de fato nosso alvo principal", disse Michel Baldassini, presidente do corpo de marketing genérico da região, BIVB, numa conferência de imprensa antes do leilão.

Anunciando um orçamento de 400.000 ? para "conquistar o mercado chinês", Pierre-Henry Gagey, co-presidente da BIVB, disse que o foco comercial da região está firme sobre a Ásia.

"Precisamos estar lá", disse ele, "Caso contrário os produtores do Novo Mundo vai ganhar terreno", comentou o executivo, que não mediu palavras ao façar da rival Bordeaux. 

"Os preços que temos visto por Bordeaux no topo são surpreendentes. Mas há também um enorme volume de Bordeaux baratos que inundam o mercado. Há muito pouco no meio, a ? 8,10, e é aí que precisamos estar. Esse é o futuro, o verdadeiro potencial na China."


"Acredito que Bordeaux cometeu um erro ao exportar tais volumes enormes de vinho barato para a China. Precisamos enfatizar a nossa qualidade, nosso terroir. - E você não pode fazer isso por ? 3"


Questionado sobre o perigo de escalada de preços, Gagey disse que não era intenção da Borgonha criar um desequilíbrio com outros mercados. "Se a China que comprar [de Borgonha], poderia enviar preços mais elevados. Isso é ótimo, mas nós não queremos que eles vão muito alto - nós só queremos vender os nossos vinhos em todo o mundo, em uma proporção equilibrada."

MAIS: Siga ADEGA no Facebook e concorra ao livro Bebida, abstinência e temperança!


"Nós não podemos impedir a especulação nas grands crus, mas essa não é nossa intenção - não queremos seguir o modelo Bordeaux. Pessoas na Borgonha são leais. Eles estão mais em contacto com os seus clientes do que em Bordeaux - temos um relacionamento de longo prazo. Em Bordeaux, os produtores vendem para o negociantes e, em seguida, os vinhos se espalham por toda parte e em qualquer lugar.


"Portanto, não vamos estar colocando todos os ovos no mercado chinês. Os preços do Bordeaux top estão muito altos - é artificial. E quando isso acontece, você pode obter uma "aterragem dura".


Com diversas atividades voltadas para agradar o mercado asiático, os  produtores de Borgonha tiveram um fim de semana quase perfeito, exceto por um pequeno detalhe. O astro-estrela do cinema chinês que deveria aparecer no evento, Liu Ye, teve de regressar à China antes do leilão para continuar a filmagem.


"Ele prometeu que vai voltar em uma semana, com alguns jornalistas chineses, para lhes provar que a Borgonha é melhor do que Bordeaux", disse Baldassini, um tanto constrangido.

ESPECIAL: Nobreza engarrafada - A saga e os segredos de um dos vinhos mais disputados por enófilos e investidores internacionais: o Petrus

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Beaune Hospices aponta preços acima da media para Borgonha 2010
+ Mulheres que bebem vinho envelhecem melhor

+O Melhor Vinho do Dia: Aos 25 anos do Windows

+MoMA de São Francisco dedica exposição ao vinho

+ O Melhor Vinho do Dia: À "fortuna"

+ Champagnes bicentenários são encontrados na Islândia
+ O Melhor Vinho do Dia: À chegada do Trem Bala

+ Entre socos e trombadas, uma taça de vinho

+ Nordeste dos Estados Unidos espera "safra da década"

palavras chave

Notícias relacionadas