Vinho - 06.Set - Economia

Em meio a uma economia instável, vendas de vinhos franceses crescem

por Redação

Em um ambiente econômico difícil, as exportações de vinho francês cresceram dramaticamente nesse ano.

Divulgação
Vinícola na França
De janeiro a junho de 2011, houve um aumento de 5% em volume, comparado ao mesmo período em 2010, reportou a Ubifrance, comissão de comércio francesa.

A França exportou por volta de 6,6 milhões de hectolitros de vinho, sob o valor de 3,1 bilhões de euros, de acordo com a Ubifrance.

A recuperação do vinho é impulsionada basicamente por países fora da Europa, apesar a UE se manter estável, disse a gerente de projetos da Ubifrance, Marie Cambon.

A China, que no primeiro semestre teve o dobro em valor nas exportações de vinho em relação ao Japão, é o motor para os mercados asiáticos, Cambon disse ao site Decanter.com.

"Nós observamos um grande aumento em valor das nossa exportações de vinho, particularmente para a Ásia e os Estados Unidos. A maior performance de exportação veio de Bordeaux, com um aumento de vendas entre 26% e 34% em valor, comparado a 2010".

"Mas outras regiões também viram aumentos, incluindo Borgonha, Champagne e o Vale do Rhône. As exportações de Alsácia, Languedoc e o Vale de Loire decresceram tanto em valor como em volume", ela disse. Três por cento a menos de Beaujolais foi vendido, mas seu valor aumentou em 6%.

"Provence continua a se beneficiar de uma tendência mundial de vinhos para crescer nos mercados de exportações", disse Cambon. Apesar do seu volume "permanecer limitado", os aumentos são impressionantes: 16,6 % em valor e 27,7% em volume, durante o ano passado.

MAIS: Após quebra de expectativas, Bordeaux questiona consumo dos seus vinhos na China

Mais notícias sobre vinhos...

+ Degustação online de vinhos argentinos será transmitida no Brasil

+ Restaurant Week terá pratos harmonizados com vinhos argentinos

+ Revista premia vinhos oferecidos por companhias aéreas em vôos

+ Vinhos indianos começam a ser vendidos em supermercado britânico

+ Rótulo e nome de vinho espanhol se complementam, reiterando ideia de mistério

palavras chave

Notícias relacionadas