Vinho - 20.Set - Inovação ecológica

Empresa espanhola projeta rolha orgânica

por Redação

Tecnalia, uma corporação tecnológica com sede na província espanhola de Vizcaya, lançou um projeto que promete elaborar rolhas de vinho a partir de um material orgânico.

Descrito como "revolucionário, inovador e sustentável", o material permitirá resolver uma das mais polêmicas questões do mundo do vinho: a substituição das rolhas de cortiça por sintéticas.

As empresas produtoras de cortiça argumentam que suas variantes causam mais mal ao meio ambiente e muitas vinícolas não ousam utilizá-las no engarrafamento de seus vinhos por seu alto custo. Em contraposição, os fabricantes de rolhas sintéticas acusam a cortiça de estragar o vinho, além de serem menos práticas.

Esse novo projeto, nomeado Protocop, tem como objetivo desenvolver uma nova tampa tão prática e segura quanto as de plástico, mas barata e ecológica como a cortiça. A ideia está sendo apoiada pela Comissão Européia por suas vantagens econômicas e ambientais. O órgão se comprometeu a co-financiar os planos necessários para a elaboração do produto até sua comercialização.

ESPECIAL: Cuidado. Líquido sob pressão - Confira, passo a passo, a maneira correta de abrir espumantes

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ China se torna o principal mercado importador de vinhos Bordeaux

+ Livro pretende ensinar cultura do vinho a crianças francesas

+ Bodega de Iniesta está perto de produzir primeiro vinho

+ Lei anti-álcool gera polêmica entre autoridades e turismo na África do Sul
+ Vinicultor pilota avião em evento beneficente na Califórnia

palavras chave

Notícias relacionadas