Vinho - 03.Ago - Polêmica

Empresário processa casa de leilões por vender vinho falso


O colecionador William Koch processou este ano a casa de leilões britânica Christie International por ter vendido vinhos falsos em suas audições. O empresário afirma que a instituição ignorou as suspeitas de que várias garrafas vendidas como sendo da coleção pessoal de Thomas Jefferson fossem uma fraude.

No dia 05 de dezembro de 1985, Christopher Forbes, vice-presidente da revista norte-americana Forbes, pagou 157 mil dólares por uma garrafa de vinho em um leilão em Londres. Até hoje, essa soma é reconhecida como o maior valor já pago por um único frasco.

O motivo de tamanho apreço, é uma inscrição no corpo da garrafa com as letras "ThJ". O Château Lafite 1787 comprado por Forbes era pensado ser parte da coleção de vinhos de Thomas Jefferson. "É mais divertido do que os binóculos que Lincoln estava segurando quando foi baleado", disse o empresário na época.

No entanto, várias garrafas iguais à comprada por Forbes foram encontradas em um velho edifício em Paris. Especialistas de todo mundo acreditam que a bebida seja falsa e que as iniciais gravadas nas garrafas tenham sido feitas com uma ferramenta elétrica, que claramente ainda não havia sido inventada quando Jefferson era vivo.

A casa de leilões negou as acusações e se recusou a responder perguntas sobre o caso. "Nós acreditamos que as alegações da denúncia estejam incorretas e aguardamos a oportunidade de provar nossa posição na corte", disse a instituição em um comunicado à imprensa.

MAIS:Com presença de artistas, leilão da APAE arrecada mais de um milhão de reais

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Francis Coppola constrói piscinas em sua vinícola

+ Amostras brasileiras da safra 2010 serão avaliadas esse mês

+ Empresa cria jogo online para promover vinhos argentinos

+ Vinícola Geisse comemora resultados com sistema ecologicamente correto

+ Passada a crise, região de Champagne decide aumentar colheita

Da redação

Publicado em 3 de Agosto de 2010 às 08:38


Notícias