por Redação
A MESA E A DIPLOMACIA BRASILEIRA - O pão e o vinho da concórdia
Carlos Cabral
263 páginas
Editora da Cultura
R$ 90
![]() |
Carlos Cabral novamente se supera com "A Mesa e a Diplomacia Brasileira". Ao contrário da quase totalidade dos livros no formato table book, esta é uma obra para leitura e impossível de largar até chegar à última página. Desde a descrição histórico antropológica da natureza dos banquetes, passando pelo berço de nossa diplomacia e seguindo os tempos atuais, é um estudo profundo e registro histórico do papel da enogastronomia na relação entre os povos. Destaque para o maravilhoso apêndice sobre a Conferência da Paz de Haia, um verdadeiro estudo de caso da "Política de Banquetes" de Rui Barbosa e do Barão do Rio Branco, que foi um mestre em posicionar o Brasil como protagonista do mapa geopolítico mundial. Este apêndice poderia muito bem ser lido no começo do livro, pois tanto pode ser a conclusão como o alicerce para as ideias expressas na obra, que defende o papel crucial das congregações à volta da mesa de banquetes, além das mesas de negociação.
![]() |
GASTRONOMIA SOLIDÁRIA - Fazendo receitas de sonhos que encantam
Lúcia Velloso Verginelli, Dijanira Trindade, Ida Maria Frank, Paulo Pereira, Ana Luiza Trajano, Rodrigo Oliveira, René e Carlos Ribeiro 92 páginas
Editora Texto & Design
R$ 30
O livro é resultado do projeto social Gastronomia Solidária, coordenado por Frei Beto. Chefs de cozinha renomados foram convidados para dar aulas a moradores de rua de São Paulo, ensinando a cada um deles uma nova profissão. Parte desse trabalho pode ser conferida no livro, além de relatos das pessoas envolvidas no projeto e algumas receitas usadas pelos chefs em suas aulas. A renda obtida com a venda será revertida para o projeto.
+lidas
Sour Grapes: história do falsificador famoso que foi parar no Netflix chega ao seu capítulo final
Uma das mais poderosas damas do vinho, Philippine de Rothschild morre aos 80 anos
Armand de Brignac lança maior garrafa de champanhe rosé do mundo
Maria Antonieta ou Madame Pompadour: de quem é o seio que moldou a taça para champagne?
Panorâmica imperdível