Enocultura


A MESA E A DIPLOMACIA BRASILEIRA - O pão e o vinho da concórdia
Carlos Cabral
263 páginas
Editora da Cultura
R$ 90

fotos: Divulgação

Carlos Cabral novamente se supera com "A Mesa e a Diplomacia Brasileira". Ao contrário da quase totalidade dos livros no formato table book, esta é uma obra para leitura e impossível de largar até chegar à última página. Desde a descrição histórico antropológica da natureza dos banquetes, passando pelo berço de nossa diplomacia e seguindo os tempos atuais, é um estudo profundo e registro histórico do papel da enogastronomia na relação entre os povos. Destaque para o maravilhoso apêndice sobre a Conferência da Paz de Haia, um verdadeiro estudo de caso da "Política de Banquetes" de Rui Barbosa e do Barão do Rio Branco, que foi um mestre em posicionar o Brasil como protagonista do mapa geopolítico mundial. Este apêndice poderia muito bem ser lido no começo do livro, pois tanto pode ser a conclusão como o alicerce para as ideias expressas na obra, que defende o papel crucial das congregações à volta da mesa de banquetes, além das mesas de negociação.

fotos: Divulgação

GASTRONOMIA SOLIDÁRIA - Fazendo receitas de sonhos que encantam
Lúcia Velloso Verginelli, Dijanira Trindade, Ida Maria Frank, Paulo Pereira, Ana Luiza Trajano, Rodrigo Oliveira, René e Carlos Ribeiro 92 páginas
Editora Texto & Design
R$ 30

O livro é resultado do projeto social Gastronomia Solidária, coordenado por Frei Beto. Chefs de cozinha renomados foram convidados para dar aulas a moradores de rua de São Paulo, ensinando a cada um deles uma nova profissão. Parte desse trabalho pode ser conferida no livro, além de relatos das pessoas envolvidas no projeto e algumas receitas usadas pelos chefs em suas aulas. A renda obtida com a venda será revertida para o projeto.

Da redação

Publicado em 28 de Abril de 2009 às 07:29


Enocultura

Artigo publicado nesta revista