Vinho - 10.Ago - Natural

Enólogo espanhol multiplica naturalmente antioxidante benéfico para saúde

por Redação

Santiago Ijalba
O enólogo, fundador e diretor comercial da bodega Santalba, Santiago Ijalba, junto de sua família e com o apoio do laboratório Dolmar, conseguiu desenvolver uma diferente técnica de produção de vinho, que naturalmente possui uma maior concentração do antioxidante 'resveratol' na uva.

Foram três anos de experimentos através de um natural estímulo ao vinhedo, com uma indução de situações de estresse que desenvolvem um potencial máximo deste antioxidante na fruta.

O resultado obtido pelo enólogo foi um vinho com 24,5m miligramas por litro de resveratol natural, o que representa um número até seis vezes maior do que o contido nos vinhos convencionais. O número mais alto que já fora registrado antes é de um vinho húngaro que continha 14,3mg/l de resveratol.

"Desenvolvemos este projeto com intenção de alcançar um vinho ainda mais saudável, iniciados pelo nosso próprio interesse na viticultura ecológica, uma das 'máximas' de nossa bodega", afirmou Ijalba.

A bodega pretende lançar este vinho de D.O. Rioja e uvas Tempranillo no mercado no próximo outono, possivelmente sob a marca Viña Hermosa. A intenção é apostar na diferenciação, com uma tendência de exportação para fortalecimento da região.

ESPECIAL:Menos borbulhas no champanhe - Após anos de prosperidade "eterna", crise econômica mundial faz a região de Champagne se mexer

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Champanhe encontrado em navio naufragado não é Veuve Clicquot

+ Nova Zelândia busca foco em qualidade para combater recessão

+ Washington planeja centro de pesquisa do vinho de US$ 26 milhões

+ Hong Kong se torna o quarto maior importador de vinhos dos EUA

+ Curso culinário para estrangeiros oferece visita a bodegas espanholas

palavras chave

Notícias relacionadas