Enrique Tirado e Don Melchor

Conheça o enólogo responsável pelo ícone que inaugura o 1º International Tasting

por Redação


Enólogo Enrique Tirado

Enrique Tirado desenvolveu sua carreira na Vinícola Concha y Toro. Em 1997 assumiu como enólogo gerente das marcas Premium e Ultra Premium da Companhia e, desde então, desenvolveu seus estudos sobre os diferentes terroirs e foi incumbido pelas familias Guilisasti e Larraín a conduzir prioritariamente o ícone da vinícola, Don Melchor.

"O fato de sentir-se mais à vontade fazendo suas apresentações em francês do que em inglês fala muito sobre Tirado, que é um gentleman e um profundo estudioso do mundo do vinho. E assim como Don Melchor, Enrique só se faz conhecer realmente após anos de convivência.", diz Christian Burgos, publisher da Adega. 

Vinhedo Concha y Toro

Don Melchor é o primeiro vinho ícone da Concha y Toro, e um dos rótulos mais emblemáticos de Carbernet Sauvignon do Chile e do mundo. Segundo o próprio Tirado, a missão deste vinho é “expressar o terroir de Puente Alto”.

Reconhecido como um Clássico Contemporâneo, Don Melchor, já apareceu diversas vezes no Top 100 e três vezes no Top 10 da Wine Spectator.

"Don Melchor é, para mim, a busca constante de um conhecimento sensorial de cada uma das parreiras dentro do vinhedo, de modo a aproximar-me e conseguir alcançar cada vez mais a beleza do equilíbrio nele. Essa é a minha verdadeira paixão”, relata o enólogo, que vem ao Brasil para comentar suas experiências  e comandar a degustação de Don Melchor no International Tasting.

O grande ícone Cabernet Sauvignon do Chile sempre revela sua etirpe com o tempo de guarda. Veja as safras selecionadas e pontuações recebidas pela Revista ADEGA e Wine Spectator:

2011 – 94 WS

2010 – 94 AD e 95 WS (9° colocado no TOP 10 – 2014)

2006 – 91 AD e 94 WS

1993 – 90 AD e 91 WS

1989 – 92 AD 

 O International Tasting acontece nos dias 31 de outubro e 1° de novembro no Hotel Gran Hyatt – São Paulo, em parceria com a ABS-SP para celebrar os 10 anos da Revista ADEGA.

Alguns leitores da ADEGA e associados da ABS-SP poderão participar das degustações de cinco safras do Don Melchor e dos ícones Quinta do Crasto Touriga Nacional, Stag's Leap e Chateau Valandraud conduzidas pelos embaixadores das vinícolas.

Para saber mais e participar clique aqui.

palavras chave

Notícias relacionadas