17.fev - Espanha apóia pesquisas para aprimorar

Espanha apóia pesquisas para aprimorar seu setor vitivinícola

por Redação

O Instituto de Ciências da Vinha e do Vinho(ICVV), localizado na cidade espanhola de Logroño vai reforçar a pesquisa em Patologia Molecular, uma área muito pouco estudada na Espanha, que irá permitir um melhor combate às pragas e preparar o setor vitivinícola espanhol para desafios como as alterações climáticas.

O instituto foi fundado há um ano pelo Governo de La Rioja, CSIC e pela Universidade de La Rioja, com o objetivo de ser uma referência internacional em pesquisa vitivinícola.


Segundo o cientista José Miguel Zapater, diretor científico do CSIC e ICVV, o setor vitivinícola espanhol tem de estar preparado e ter as ferramentas necessárias para as novas tendências, que apontam no sentido da elaboração de vinhos biológicos, e para as necessidades da agricultura, que tendem cada vez mais para a responsabilidade ambiental.

Segundo o Zapater, com o primeiro ano de funcionamento do ICVV, está na hora de recrutar pesquisadores espanhóis e estrangeiros, em particular da Nova Zelândia, que manifestaram interesse no estudo de doenças de fungos das vinhas.

Leia mais sobre métodos de cultivo de uvas em:

+ Biodinâmica: a teoria

palavras chave

Notícias relacionadas