Vinho - 03.Out - Safras 2011

Espanha e Portugal começam colheita depois de "um ano difícil"

por Redação

Altas temperaturas em agosto e setembro levaram a uma colheita antecipada por toda a Espanha.

OMelhorVinho.com.br - Deguste um vinho da região de Rioja!

Rioja: ano difícil
A escassez de chuvas no mesmo período também significa que o rendimento é baixo em muitas regiões, incluindo Rioja e Castilla-La Mancha, declinando até 30% em alguns casos.

Exceções notáveis são nas regiões de vinho branco, Rías Baixas e Rueda, onde a colheita é esperada para coincidir com 2010 ou excedê-la.

"[Em Rías Baixas ] os brotos e a floração foram bons e não havia muito mofo durante o período de crescimento, apesar da umidade e calor", disse Eva Minguez, do Conselho Regulador de Rías Baixas.


Ao contrário de outras regiões,  as temperaturas máximas  de verão, de cerca de 28˚C, foram menores que em 2010 e as condições favoráveis ​​continuaram em setembro.

"Nós estamos esperando uma safra generosa e a qualidade da fruta também é boa. Esperamos terminar a colheita essa semana com cerca de 40 mil de quilos - a safra do ano passado foi de 31,5 mil", disse Minguez.

Por conta das altas temperaturas, "nós estamos vendo uma desidratação em alguns cachos, mas as uvas estão em geral saudáveis; nós esperamos que os vinhos de 2011 tenham muita estrutura e sabor", disse Alejandra Sanz, do Sitios de Bodegas.

No grupo La Rioja Alta, o vinicultor Julio Sáenz descreveu 2011 como "um ano difícil", que será marcado por condições secas - não chovia desde setembro.

"O rendimento está mais baixo e os cachos são menores e com alta concentração, álcool e baixa acidez. É necessária uma colheita bem seletiva".

Na região portuguesa do Douro, condições quentes e secas foram marcadas por alguns dias de chuva, de acordo com Paul Symington da Symington Family Estates.

"Nós temos tido o mais perfeito clima nas últimas três semanas desde a chuva do dia 21 de agosto e nos dias 1 e 2 de setembro", ele disse. "Uma chuva tão bem cronometrada é rara, e ainda mais rara se seguida de um clima tão bom. No meio da semana que vem nós teremos nossa melhor fruta na produção de vinho e nós estamos confiantes de que faremos alguns vinhos do Porto e DOCs do Douro excepcionais nesse ano".

Mais notícias sobre vinhos...

+ Vinicultores de Bordeaux participam de maratona em Nova York

+ Leilão que incluía vinhos raros da vinícola de Coppola arrecada 1,9 milhões de dólares

+ Arquiteto belga cria ambiente íntimo na nova adega de vinícola em Pomerol

+ Consumo moderado de vinho reduz risco de desenvolver asma, diz estudo

+ Vinícolas se integram a redes sociais a fim de interagir com consumidor

palavras chave

Notícias relacionadas