Vinho - 04.Mai - batalha jurídica

Espanha perde batalha judicial com Argentina referente às homônimas regiões La Rioja

por Redação

Divulgação
La Rioja, na Espanha
Os espanhóis não só fundaram a província de La Rioja, a noroeste da Argentina, como foram responsáveis por introduzir o vinho na região. Nas últimas décadas, contudo, a Espanha tem demonstrado inquietudes quanto ao fato da província argentina ser homônima à região vinícola espanhola.

A preocupação é referente ao consumidor, que, ao ler o rótulo de uma garrafa de vinho de La Rioja, pode se confundir quanto à sua origem.

Em 1999, o Conselho Regulador de Rioja deu início a processos contra a província argentina. Essa "batalha de cortes" só teve fim recentemente, após 12 anos, na qual a Espanha saiu como perdedora.

Um juiz de Buenos Aires encerrou o caso, argumentando que La Rioja da Argentina distingue seus vinhos o suficiente ante os espanhóis. Ele ainda afirmou que não há intenções de gerar desentendimentos.

Além disso, a maioria dos vinhos da Espanha são tinto, feitos da Tempranillo, enquanto a maioria dos argentinos são brancos, feitos da Torrontes - outro motivo da confusão entre os consumidores ser improvável.

Uma pesquisa de mercado sugere que "quase 60% dos consumidores identificam vinhos da La Rioja Argentina como os da Rioja", afirma o secretário geral José Luis Lapuente.

Importadores ingleses acham que essa é uma discussão fora de propósito, dada a diferença de tamanhos das regiões - La Rioja espanhola tem 600.000 ha de terras para produção de vinho, enquanto a província argentina tem míseros 8.200 ha.

Mesmo tendo uma fração de terras menor do que a espanhola, os vinhos da região argentina são muito premiados: no Decanter World Wine Awards do ano passado, o vinho tinto Valle de la Puerta Alta Bonarda 2009 venceu um dos mais importantes prêmios.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Governo espanhol estimula exportação de vinhos

+ Consumo de vinho nos EUA sofrerá revolução

+ Galeria em Florianópolis faz agradável combinação de arte e vinho

+ Champagne mais antigo do mundo, garrafa de Veuve Clicquot será leiloada na Finlândia

+ Novos rótulos de vinho grego mesclam conceitos clássicos e modernos

palavras chave

Notícias relacionadas