Vinho - 08.Nov - Mercado asiático

Especialistas chamam de "absurdos" preços atingidos em leilão na China

por Redação

Especialistas no mercado do vinho da Ásia ficaram surpresos ao saber os preços atingidos pelos vinhos Château Lafite em um leilão realizado em Hong Kong, na semana passada. Eles afirmam, no entanto, que isso se trata mais de uma exceção do que de uma tendência.

"Eu não acho que isso seja um reflexo do mercado, mas sim uma questão de ter o comprador certo, com o humor certo", disse Doug Rumsam, diretor da importadora Bordeaux Index, em Hong Kong.

Para ele, a situação foi muito específica: "provavelmente, se tratavam de dois chineses com fortunas recém formadas, competindo um contra o outro. No final, os preços atingiram um valor muito mais alto, ninguém esperava isso - e provavelmente não veremos algo assim acontecer de novo", opinou.

John Kapon, da loja britânica Acker Merral & Condit, também achou os preços atingidos no leilão surpreendentes. "Tem muito dinheiro lá fora e muita demanda por bons vinhos, mas ainda sim aqueles preços foram absurdos", disse ele.

Simon Tam, consultor e professor da cultura vitivinícola em Hong Kong, acredita que a maioria dos chineses tem dificuldade em entender a mentalidade por trás de compras como essas. "A grande diferença entre o Oriente e o Ocidente é que no Ocidente, vinhos como um Chateau Lafite raramente são consumidos, eles funcionam mais como um troféu. Já no Oriente, tudo é consumido e depois substituído", explica.

ESPECIAL: Os desafios do Oriente - Vinho combina com culinária asiática? ADEGA quis pôr à prova as combinações mais ousadas e teve sucesso

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Duas garrafas de vinho são roubadas de igreja em Paris

+ Alemanha aguarda menor colheita em 25 anos

+ Máquina de vinho pode ser mais um insulto do que uma conveniência para consumidor, diz artigo
San Francisco Giants celebra conquista da World Series com espumante californiano

palavras chave

Notícias relacionadas