Vinho - 13.Set - Inovação

Especialistas se reúnem para degustar produção de castas raras na França

por Redação

Historiadores e especialistas do mundo do vinho se reunirão esta semana em Saint Mount, vila ao sudoeste da França, para degustar a primeira produção de micro-vinificações de uvas raras, realizadas durante os anos de 2008 e 2009.

Os pesquisadores procuram com este projeto aumentar a biodiversidade da região e auxiliar outros especialistas ao redor do mundo a identificar a origem desconhecida de muitas variedades.

Durante 30 anos, castas das comunas de Saint Mont e Madiran foram encontradas, reunidas e catalogadas e hoje já somam 120. Algumas dessas uvas são cultivadas apenas em pequenas produções, e sequer possuem nome.

"Aproximadamente 10 foram identificadas rapidamente e nomeadas logo em que foram encontradas. As outras nós teremos que rastrear historicamente, como a Ahumat e Morenoa, que eram consideradas extintas", disse o diretor técnico do Conservatório, Olivier Bourdet-Pees ao site decanter.com.

Cerca de 20 castas serão testados neste final de semana. Segundo Bourdet-Pees, algumas serão utilizadas unicamente para propósitos históricos. Outras, no entanto, teriam potencial para serem clonadas e cultivadas em vinícolas.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Bodega Castejón da Espanha abre centro de operações na China

Pesquisa no Reino Unido mostra que consumidor ainda comete erros básicos
+ Vinícola em Washington comemora 20 anos de produção orgânica

+ Arcebispo é premiado por seu apoio a vinicultores da Geórgia

+ Vencedor do Grammy, Michael Bublé faz parceria com vinícola do Napa Valley

palavras chave

Notícias relacionadas