Vinho - 19.Mai - Compradores especuladores

Especuladores serão os maiores compradores da safra Bordeaux 2009

por Redação

Existe uma previsão de que os maiores compradores chineses da safra Bordeaux 2009 serão especuladores, e não apreciadores da bebida. Em entrevista ao site decanter.com, cinco compradores de Bordeaux residentes na China deram a sua opinião sobre o assunto.

Desses especialistas, os que compartilham a opinião de que, de fato, a maior parte das bebidas será vendidas para especuladores, também acreditam que o comprador chinês é muito menos sensível ao preço do que o europeu.

Entretanto, a maior parte dos correspondentes discorda da previsão. O especialista e comprador en primeur, Michael Ma, disse que "aqueles que apostam em uma demanda enorme vinda da China, ficarão desapontados - especialmente se tratando de preços absurdos". Ma disse ainda que se existe uma coisa que os chineses odeiam é serem passados por tolos. Além de tudo, são poucos os negociadores de vinhos com boa reputação na China. "Por isso os compradores vão direto para as filiais dos os centros ingleses de venda, em Honk Kong", concluiu.

A decanter.com também perguntou aos correspondentes se eles acham que os chineses vão ter uma percepção mais ampla na compra dos Bordeaux 2009, do que com os vinhos baratos que estavam acostumados a comprar.

Simon Zhou, da boutique Ruby Red Fine Wines de Shangai disse que sem dúvida os premiers cru, especialmente o Latife, serão os mais populares. "Além desses, outros 15 também serão bem negociados. Os outros não vão interessar muito aos compradores", acrescentou.

Outros especialistas, como Michael Ma, avaliam que os segundos vinhos premiers cru também serão populares, seguidos pelos super seconds pelos outros.

De fato, tratando-se de indivíduos e companhias extremamente ricas pela primeira vez no mercado, a situação é incerta. "É muito difícil prever o que esses novos compradores irão comprar e em que quantidades", é o que Marcus Ford, do restaurante Wine Way de Shangai acredita.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Caixa de Ornellaia é vendida por $45,000 em leilão
+ Leilão de vinhos da APAE tem busca incessante por vinho Petrus
+ Dez vinhos brasileiros são premiados em Londres
+ London International Wine & Spirits Fair completa 30 anos

palavras chave

Notícias relacionadas