Vinho - 10.Dez - Pesquisa

Espumante pode ajudar a melhorar a circulação sanguínea, diz estudo

por Redação

Segundo uma pesquisa realizada por químicos e divulgada no British Journal of Nutrition, pessoas que apresentam consumo moderado de espumante conseguem melhorar a função arterial de seu organismo.

"Este estudo mostrou que a ação do espumante na circulação é mais parecida com a do vinho tinto, e que estes efeitos são derivados dos polifenóis provenientes das uvas vermelha e branca usadas na produção", explicou o pesquisador Jeremy Spencer, que também é o co-autor de outro estudo, que mostra que o espumante também protege as células do cérebro de lesões.

Apesar de estudos terem comprovado a ação dos vinhos tintos no coração, nenhum ainda havia sido feito a respeito dos espumantes, e como estes são produzidos também a partir de uvas tintas, acreditava-se que poderia se comportar de maneira semelhante.

Uma pesquisa então foi guiada a partir de diferentes doses de espumante diariamente, num grupo de voluntários que tinham entre 20 e 65 anos. Depois, foram colhidas amostras de sangue dos participantes e notou-se que nos bebedores moderados os níveis de oxido nítrico, componente do sangue que dilata os vasos sanguíneos e diminui a formação de coágulos, estavam mais altos, o que ajuda a otimizar a circulação sanguínea.

"Nosso estudo mostrou que beber cerca de duas taças de espumante por dia pode ter efeitos benéficos nas funções vasculares, de maneira similar à observada nos tintos", concluiu Spencer.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...
+O Melhor Vinho do dia: Homenagem a Alborghetti

+ Leilão de vinhos de restaurante francês rende 1,5 milhão de euros

+ Associação quer desmascarar falsos champagnes nos EUA

+ O Melhor Vinho do dia: Chega de chuva!

+ Calistoga é a nova Área Vitivinícola Americana

palavras chave

Notícias relacionadas