Revista ADEGA
Busca

08.Set - Números

Estimativa para safra de 2009 chega a 39 mi de sacas


Segundo a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a estimativa para a safra de 2009/2010 de café no Brasil foi mantida em 39 milhões de sacas de 60 quilos, o mesmo número de maio. A colheita da safra atual já atingiu 94% do total, mas o restante do grão colhido não deverá ter boa qualidade devido ao excesso de chuvas nas últimas semanas.

Apesar do problema climático, a safra foi beneficiada pelo clima bom durante praticamente todo o seu desenvolvimento, o que ajudou os preços a não baixarem tanto quanto o esperado.

A área total de cultivo chegou a mais de 2 milhões de hectares, e o estado de São Paulo, tradicional produtor do grão, ficou em terceiro lugar entre os maiores, representando 8,66% do total da produção.

Na contramão do estado, que viu sua produção cair, a região de Ribeirão Preto deve registrar um aumento de cerca de 18% na produção de café. De acordo com uma estimativa do Instituto de Economia Agrícola (IEA) serão produzidas 144 mil sacas, 22 mil a mais do que a safra passada.

Como os produtores reclamam dos preços baixos que o café alcançou, o Ministério da Agricultura estuda retirar 10 milhões de sacas do mercado interno até o próximo ano. Além disso, o governo pretende autorizar o pagamento de dívidas do setor com sacas de café e estocar o produto, também para controlar os preços.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Consumo de café no México pode duplicar em cinco anos

Alemães criam caneca que preserva a temperatura do café

+ Aumento nas exportações de café brasileiro

+ Realizada na Alemanha maior "festa do café" do mundo

Redação
Publicado em 08/09/2009, às 13h54 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias