Vinho - 26.Ago - Ambiental

Estudo aponta crescimento mundial no consumo de vinho ecológico

por Redação

Um estudo realizado pela empresa internacional de certificação, Letis, apontou que o consumo mundial de vinho ecológico manteve um bom crescimento, mesmo passando por turbulentos anos de crise.

O estudo diz que o Canadá é o principal destaque em vinhos produzidos com a agricultura ecológica, tendo crescido 20% o consumo nos últimos anos, gerando uma verba em torno de dois bilhões de dólares por ano.

Já os Estados Unidos, que passou a certificar legitimamente estes produtos a partir de 2002, sofreu uma queda de 5% no consumo nos últimos anos de crise, mas ainda assim, há um grande otimismo por parte dos especialistas de que estes números voltarão a crescer ainda mais do que hoje já circula aproximadamente 26 milhões de dólares.

A Europa registrou um crescimento médio entre 5 e 15% ao ano, com exceção da Suécia que apresentou um aumento de 18% no consumo do vinho ecológico. Alguns países como Alemanha, França e Reino Unido, sofreram queda no consumo. Este último chegou a 12% devido a uma retirada do produto nos mercados, com o medo das grandes produtoras de não vendê-los.

Na América Latina, a Letis destacou as iniciativas brasileiras que estão tentando sensibilizar e motivar o consumo deste tipo de vinho, cujo consumo ainda representa números muito baixos em todo o continente.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+Comprador gasta 190 mil reais em vinhos em aeroporto de Dubai

+Arnold Schwarzenegger proclama Mês do Vinho na Califórnia

+Com excelentes previsões, colheita 2010 começa em Ontário

+ Resveratrol pode auxiliar na regeneração do coração, diz estudo

+ Mineradores soterrados no Chile pedem vinho para comemorar bicentenário da independência

palavras chave

Notícias relacionadas