Vinho - 03. Fev - Mercado

Estudo aponta França como a maior produtora de vinhos

por Redação

A França recuperou seu lugar de primeiro produtor mundial de vinhos em 2010, ocupando o lugar que no ano anterior pertencia à Itália. De acordo com o estudo de prospectiva publicado na Vinexpo, salão de amostras de vinhos que ocorreu em Hong Kong, em 2010, o país francês foi coroado o maior país produtor de vinhos finos do planeta.

Com a queda no ranking da Itália, Estados Unidos, África do Sul e Alemanha, a França voltou a liderar com uma produção estimada em 5.030 milhões de garrafas.

Porém, segundo este estudo, até 2014 a produção francesa sofrerá uma queda de 0,7% ao ano. Contudo, isso não deve impedir os franceses de seguirem líderes no mercado, já que desde os anos 60 o consumo interno no país sofria uma queda de 2% anualmente, mas a partir de 2005 esta queda diminuiu para 1,4% ao ano. Caso continue neste ritmo a tendência é melhorar.

Já em relação aos tipos de vinhos, o consumo aumenta quanto aos rosés, cerca de 19,8%, e dos espumantes, 4,62%, estabilizando a França como o primeiro consumidor mundial de vinhos rosés e segundo lugar de espumantes.

De acordo com o estudo, as exportações de vinhos franceses entre 2005 e 2009 sofreram queda em valor, cerca de 1,1%, mas aumentaram em volume, 9,4%.

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos ...

+ Safra de uva no Rio Grande do Sul pode ser a melhor da década

+ Pesquisa aponta que consumidores exigem descontos e rapidez na compra de vinhos

+ Exportação e importação de café no Brasil batem recorde no início do ano

+ Empresa norte-americana Constellation Brands vende vinhos Hardys, Kumala e Banrock Station

+ Vinhos e produtos de Jerez voltam a ter acréscimo em suas vendas

palavras chave

Notícias relacionadas