Vinho - 15.Jun - Vinhos espanhóis

Estudo aponta mudança de tendência do consumidor russo de vinho


Segundo um estudo publicado recentemente pelo Observatório Espanhol do Mercado de Vinho (OeMv), as importações totais de embalagem de vinho espanhol na Rússia cresceram no primeiro trimestre de 2011 - 7,6% em volume e 37,8% em valor.

Um dos dados mais significativos que se pode extrair do informe do OeMv é a mudança de tendência que se pode notar na demanda de vinho importado.

Ángel Pérez / ICEX
Vinhos engarrafados superaram vinhos a granel, na Rússia
Segundo o estudo, o vinho embalado foi o produto que teve mais peso no mercado de importação russo, superando pela primeira vez o vinho a granel e alcançando 53% da cota de volume e 69% em valor. O vinho a granel, por sua vez, que havia sido o produto mais importado em volume durante 2010, sofreu um retrocesso de 1,7% durante o primeiro trimestre de 2011.

Esse dado aponta a uma mudança de tendência no mercado de vinho de importação na Rússia, que demanda produtos de maior qualidade, algo que pode beneficiar o crescimento das exportações de vinho espanhol a esse país, sobretudo em relação ao valor.

A Espanha é o principal país fornecedor de vinho à Rússia em volume, alcançando nos três primeiros meses de 2011 19,7 milhões de litros. Em valor, o vinho espanhol se encontra na terceira posição, superado apenas pelos franceses e italianos.

A posição dos vinhos espanhóis na Rússia está determinada pelo predomínio histórico que os vinhos a granel tinha nas exportações totais a esse país. Os embalados representaram somente 5% do valor das exportações espanholas ao país no ano de 2010. Tanto que os vinhos a granel superaram 60% do valor exportado no mesmo ano.

Assim, os vinhos espanhóis adquiriram no mercado russo uma imagem de vinhos baratos e não de qualidade, algo que pode se modificar à vista da nova tendência de demandar mais qualidade em vinho ao mercado russo de importação.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Cafeteria nos EUA serve cafés com desenhos originais sobre a espuma de leite

+ Para facilitar a produção de vinhos, empresa neo-zelandesa cria sistema que mede emissão de carbono

+ No Reino Unido, marca de vinhos alemã faz parceria com musical "Priscila, a Rainha do Deserto"

+ Países europeus se unem contra implementação de uma nova regulamentação sobre as vinícolas

+ Visando o mercado internacional, EUA e União Européia firmam leis comuns referentes à rotulagem de vinhos

Da redação

Publicado em 15 de Junho de 2011 às 06:04


Notícias