Vinho - 16.Mai - Controvérsia

Estudo questionável australiano afirma que o consumo de álcool a longo prazo é cancerígeno

por Redação

De acordo com o site Wine Spectator, uma organização de saúde australiana emitiu uma informação instigando a população a parar de consumir álcool completamente para reduzir o risco de câncer. O Conselho de Câncer da Austrália (CCA) divulgou que 5% de todos os cânceres no país são atribuíveis ao uso do álcool a longo-prazo.

Mesmo assim, a comunidade médica acredita que a informação ainda é uma hipótese, e muitos peritos e profissionais em vinho criticam o relatório do CCA. Alguns estudos sugerem que o vinho talvez decresça os risco de alguns cânceres.

O CCA argumenta que qualquer quantidade de álcool irá aumentar o risco de desenvolver certos cânceres, incluindo aqueles como na garganta e na boca. O relatório também notou que combinar o uso de álcool somado ao tabaco pode elevar o risco.

O Conselho sugere que as pessoas evitem totalmente a álcool, ou limitem ao máximo o consumo para reduzir o risco. A declaração é rigorosa, considerando que até o Fundo de Pesquisa de Câncer Mundial disse numa reportagem que "modestas quantidades de bebidas alcoólicas protegem contra a doença coronal de coração".

O CCA ainda afirma que 7% do câncer no intestino em homens e 22% do câncer de mama podem ser atribuídos ao uso de álcool. Diversos pesquisadores estão questionando esse último dado, já que em 2009 uma pesquisa demonstrou que só 11% do câncer de mama eram originários do consumo do álcool.

A posição da declaração vem da estratégia nacional de álcool do Governo, que tenta reduzir os prejuízos ligados ao álcool. Esse estudo polêmico põe fogo na discussão sobre pesquisas médicas e cria controvérsias por toda a Austrália.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Feira em Londres reúne mais de 1500 produtoras de vinho

+ Relançamento de linha de espumantes tem rótulos elegantes e sofisticados

+ Vinho tinto contém composto que pode revolucionar o uso de energia

+ Aplicativo para iPhone aos desentendidos de vinho é lançado nos EUA

+ No Canadá, lei referente ao transporte de vinhos será desafiada em ato

palavras chave

Notícias relacionadas