Revista ADEGA
Busca

23.Set - Qualidade

Estudo realizado em Santa Catarina promete otimizar a qualidade dos vinhos


Um estudo do comportamento de uvas realizado há dois anos foi apresentado neste mês e promete melhorar a qualidade dos vinhos produzidos na região de Santa Catarina. A pesquisa detalha as características da uva, tais como seu comportamento em diferentes climas e fatores da composição dos vinhos, como o aroma.

Sabrina de Bona Sartor, mestre em ciências dos alimentos, explica que "a identidade dos vinhos depende de sua composição química", influenciando diretamente na qualidade da bebida. A pesquisa analisou amostras de uvas recolhidas durante todo o período de maturação de algumas variedades, além de monitorar o clima da região durante todo o processo, que vai desde o plantio até a colheita.

Algumas amostras de vinhos foram enviadas para análise na França. A pesquisadora comenta que o estudo foi feito com o intuito de ter aplicação prática para todas as partes interessadas. O proprietário de uma vinícola da região complementa, afirmando que esse "é um estudo pioneiro e muito importante para o aprimoramento dos vinhos. Com ele, foram esclarecidas dúvidas sobre o comportamento dessa bebida".

Segundo o site "Portal Veneza", "dentre os resultados obtidos, está a conclusão de que algumas amostras apresentaram concentrações de compostos voláteis que contribuem para a formação de aromas "frutados" e de "rosas", sendo consideravelmente elevados quando comparados a estudos com outros vinhos, podendo atuar como um futuro marcador de tipicidade dessas amostras".

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ As 6 regiões mais procuradas para Enoturismo

+ Safra 2009 na França será 12% maior que a de 2008

+ Espanha vê mercado norte-americano como consumidor em potencial

+ O Melhor Vinho do dia: À Espanha na Copa Davis!

+ Lançado nos Estados Unidos o "vinho de Frank Sinatra"

Redação
Publicado em 23/09/2009, às 13h16 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias