Vinho - 14.Dez

Estudo reconhece padrão para prever data de colheita

por Redação

Um estudo realizado pela União Americana de Geofísica descobriu uma relação entre as datas de colheita das uvas Pinot Noir com a temperatura na superfície dos oceanos e o tempo da região, e estabeleceu um padrão que ajuda prever a data da colheita com meses de antecedência.  

Divulgação

A uva Pinot Noir é muito sensível e vulnerável a variações climáticas, que interferem na acidez, na espessura da casca e em outras características importantes para a qualidade do vinho.

O estudo verificou que os invernos na região tiveram pouca variação de temperatura até 1988, e depois se tornou mais ameno.

Segundo Yves Tourre, que trabalha no serviço meteorológico francês e no observatório da Terra Lamont Doherty, nos Estados Unidos, essa pequena variação na temperatura teve um efeito direto no crescimento das uvas, e consequentemente, na época de colheita.

Ele também percebeu que a temperatura da superfície do mar está relacionada com as datas das colheitas, percebeu um padrão nas correntes marítimas que influem na temperatura do oeste europeu. Quando a temperatura da superfície oceânica está alta, o período de colheita da uva também terá altas temperaturas.

O reconhecimento desse padrão irá ajudar os produtores da região a controlarem a data da colheita e manter o alto padrão de qualidade. "As pessoas irão gostar ainda mais da Pinot Noir agora" disse Tourre.

Mais notícias sobre vinhos...

Promoção de final de ano - Revista ADEGA
Programa educativo ensina processo de produção de vinhos para crianças na Argen...
Historiadores alemães pensam em abrir a garrafa de vinho mais antiga do mundo
Rótulo de Shiraz australiano é eleito o melhor do mundo em 2011
Pesquisa mostra que alimentar vacas com bagaço de uvas viníferas melhora a quali...

palavras chave

Notícias relacionadas