Vinho - 09. Mai - Saúde

Estudo sugere que vinho tinto evita perda óssea

por Redação

Luna Garcia
Vinho tinto fortalece ossos nos homens
O leite forma ossos fortes, mas aparentemente o vinho ajuda a mantê-los assim. Segundo um estudo australiano publicado recentemente no Jornal Europeu de Nutrição Clínica, o vinho tinto contribui para deixar os ossos mais fortes em homens mais velhos. Os pesquisadores descobriram ligações entre o aumento da densidade mineral óssea (BMD, em inglês) e o consumo de vinho tinto em homens entre 50 e 80 anos.

O BMD é referente à concentração de minerais no osso, como cálcio, além de ser uma medida quanto à sua resistência. Quando esse índice diminui, o risco de desenvolver osteoporose aumenta.

Esse novo estudo, que analisou cerca de 900 homens e mulheres durante quase dois anos, considerou benefícios e malefícios da cerveja, vinho tinto e destilados.

Os pesquisadores mediram o BMD dos participantes com raios-X no início e fim do projeto. Eles completaram questionários considerando seus hábitos e tipos de bebidas alcoólicas consumidas. Apesar de se ter concluído que o vinho tinto pode ajudar a prevenir a perda óssea em homens, não foi encontrado tal efeito nas mulheres. Pelo contrário, os resultados sugerem que mulheres adquiram benefícios similares no consumo de cervejas de baixo teor alcoólico. Destilados decrescem o BMD dos homens, contudo tal resultado não foi encontrado nas mulheres.

Diversos estudos dos últimos dez anos focados no esqueleto encontraram evidências que fitoquímicos, como o polifenol encontrado na casca das uvas, contribuem para ossos saudáveis. Ou seja, segundo Graeme Jones, autor sênior da pesquisa, esses benefícios não são devido ao álcool. Jones e sua equipe ainda sugerem que o silicone na cerveja pode promover uma formação de ossos saudáveis.

Mais pesquisas, porém, serão necessárias para solidificar a relação entre a saúde óssea e certos tipos de bebidas alcoólicas.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Helicóptero teleguiado é desenvolvido para monitorar uvas em vinícolas

+ Produção de vinhos ecológicos cresce na Espanha

+ Projeto de lei na Argentina visa criar vinho estatal

+ Ponte na Alemanha cruzará vinícolas com as "melhores Rieslings do planeta

+ Família real planta vinhedos em parque na Inglaterra

+ Rótulo de vinho espanhol convida consumidor a interação

palavras chave

Notícias relacionadas