Revista ADEGA
Busca

18.Set - Águas sagradas

Estudo tenta viabilizar a área do "Velho Chico" para a cafeicultura


O Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Café (CBPDE) decidiu dar apoio a um projeto coordenado pela Embrapa Semi-Árido, que prevê a viabilidade do plantio de café em áreas irrigadas do Vale do São Francisco.

No início, o projeto irá cultivar numa área de 2 hectares as variedades de café arábica e robusta, a fim de testar as condições ambientais e o desempenho de crescimento do grão na região, que se caracteriza pelo clima quente e seco.

De acordo com Aymbiré Francisco Almeida da Fonseca, gerente geral da Embrapa Café, as limitações apresentadas pelo Vale do São Francisco não chegam a inviabilizar o plantio do café. A região, que apresenta temperaturas médias em torno de 25 graus, tem condição semelhante à de áreas do Espírito Santo, onde as plantações são tradicionais.

A experiência de agricultores do Vale com práticas de irrigação favorecem a implantação de um sistema cafeicultura diferente do que é praticado no restante do Brasil, onde as áreas não necessitam de tantos cuidados especiais como esta. Aymbiré acredita que agricultores com esse perfil mais inovador estão aptos a desenvolverem uma atividade tecnológica mais expressiva, o que aumenta as chances de sucesso do projeto.

Confira as últimas notícias sobre o mundo do café...

+ Mais 2 bilhões de reais são aplicados para apoiar a cafeicultura brasileira

+ Demanda por café deve ser ampliada nos próximos anos

+ Consumo de café peruano cresce mundialmente

+ Regiões mineiras produtoras de café registram floradas

+ Indústria cafeicultora conseguiu driblar a crise

Redação
Publicado em 18/09/2009, às 13h49 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias