Vinho - 3.Ago

Estudos mostram que vespas ajudam na fermentação dos vinhos

por Redação

Estudos feitos pela Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriram que vespas e zangões carregam a levedura responsável pela fermentação do vinho.

divulgação

A pesquisa, publicada no Jornal Proceedings of the National Academy of Sciences, mostra que a levedura pode viver no estômago dos insetos enquanto eles hibernam no inverno. E, quando essas vespas mordem as uvas, elas deixam a levedura para trás, ajudando no começo do processo de fermentação.

Os cientistas usaram a sequência de DNA para analisar a levedura e achar uma ligação entre ela e os insetos. Outros insetos e pássaros também carregam a levedura, mas as vespas são as únicas que podem carregá-la durante o inverno e transmiti-la para seus descendentes.

Eles também descobriram que as vespas transmitem microorganismos às uvas que adicionam sabor ao vinho. De acordo com o professor de microbiologia da Universidade de Florença, que também é autor da pesquisa, Duccio Cavalieri, o vinho não tem o mesmo sabor sem esses microorganismos.

"O estudo mostrou que é crucial conservar e estudar a biodiversidade, pois tudo está ligado", disse Cavalieri. Os antigos romanos plantavam jardins perto dos vinhedos para atrair vespas e outros insetos, pois sabiam que elas ajudam no crescimento das uvas.

Mais notícias sobre vinhos...

Vinícola Alma Rosa entra em processo de falência
Banfi abandona acordo com vinicola Kenwood
Mercado vira um dos principais patrocinadores do Instituto de Master of wine
Estreia hoje filme El Camino del Vino na Argentina
Vinho tinto reduz risco de câncer de próstata

palavras chave

Notícias relacionadas