Vinho - 6.Jul.

Estudos relacionam vinho tinto com boa saúde cerebral

por Redação

O vinho tinto sempre foi relacionado com a melhora da saúde cardíaca e de uns tempos para cá novas pesquisas vem mostrando novos benefícios, como melhorar o funcionamento da flora intestinal, a pele e até para a prevenção de diabetes. Agora um grupo de pesquisadores está relacionando o vinho tinto à saúde mental.

divulgação

Algumas pesquisas feitas antes mostraram que o vinho tinto pode ajudar na prevenção de Alzheimer, mas ainda não tinham sido feitos com pacientes humanos. Agora, a equipe do Centro Médico da Universidade de Georgetown está aprofundando seus estudos com o vinho tinto.

Os médicos estão investigando o composto chamado resveratrol, encontrado na casca das uvas tintas em grande quantidade e, consequentemente, no vinho tinto, que pode parar o progresso da doença.

O neurologista responsável pelos estudos, Dr. Raymond Turner, diz que ainda não foi descoberto como a substância funciona, mas acredita-se que ela consiga ativar um gene associado ao envelhecimento cerebral.

"Claro que o envelhecimento é o maior fator de risco para Alzheimer, assim como para diabetes, câncer e doenças do coração, então nós acreditamos que se o resvetrarol realmente conseguir chegar ao gene que cuida do processo de envelhecimento, teremos o potencial de ajudar em muitas doenças, não só no Alzheimer", explicou.

Os pacientes estudados não irão realmente beber vinho, irão tomar pílulas com o composto concentrado, pois o álcool pode prejudicar o tratamento. A dose será aumentada a cada três meses, e no final de um ano eles terão ingerido resveratrol equivalente ao de mil garrafas de vinho tinto.

Bob Sessions, um dos pacientes que participará dos estudos, diz que sabe que a substância pode não curar a doença, mas mesmo que só diminui o progresso ou ajude a prevenir o Alzheimer é alguma coisa. "Eu quero viver como puder, o máximo que eu puder", disse ele.

Mais notícias sobre vinhos...

Designer cria bolsa feminina com compartimento para vinho
Enólogo é premiado por estudo sobre vinhedos
Veuve Clicquot lança seu primeiro champanhe em 6 anos
Vinhoterapia ajuda reduzir medidas e celulite
Aplicativo ajuda consumidores conhecerem novos vinhos

palavras chave

Notícias relacionadas