No mundo, o consumo caiu no ano passado em 1,7%, para 2,6 bilhões de caixas de vinho
por Redação
Os Estados Unidos ultrapassaram a França e se tornaram o maior consumidor de vinhos do mundo, de acordo com dados da consultoria Impact Databank. Em 2013, os norte-americanos consumiram 329 milhões de caixas de vinho, um aumento de 1% em relação a 2012, mas 18% se comparado com 2005.
De acordo com o Impact Databank, o consumo na França caiu 7% em 2013, para 313 milhões de caixas (14% em comparação com 2005). A Itália, terceira colocada no ranking dos maiores consumidores, viu uma queda de 21% desde 2005. A Alemanha, por sua vez, cresceu 4% no ano passado.
A China tem sido foco dos exportadores de vinho por conta de seu mercado apresentar elevação de 38% no consumo da bebida entre 2005 e 2012, o que faz do país o quinto maior consumidor do mundo. No entanto, em 2013, viu-se a primeira queda nesses números. O consumo caiu 6% em relação a 2012, com 187 milhões de caixas de vinhos.
Apesar de os Estados Unidos não serem os maiores consumidores per capita, é o único país entre os cinco primeiros do ranking a ter um aumento a cada ano, desde 2000. No mundo, o consumo caiu no ano passado em 1,7%, para 2,6 bilhões de caixas de vinho.
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