Revista ADEGA
Busca

07.Jul - Eventos discutem o mercado do vinho

Eventos discutem o mercado do vinho


O francês François Mauss
Em plena crise mundial, duas personalidades do mundo do vinho vão realizar dois eventos bastante ambiciosos para debater o presente e o futuro da bebida no mercado mundial.

O Simpósio Mundial de Vinho (WWS, em inglês) será realizado, de 30 de outubro a 2 de novembro, em Cernobbio (Itália), com o significativo subtítulo "o Davos do Vinho". Pouco tempo depois, em 12 e 13 de novembro, acontecerá na Espanha a WineFuture-Rioja 09 (WFR), em Logroño. Os eventos serão organizados, respectivamente, por François Mauss, presidente do Grande Júri Europeu (GJE) e Pancho Campo, o principal 'Master of Wine' da Espanha.   

"Não há dúvida: a consciência dos excessos cometidos na economia mundial e seus impactos sobre as economias resultará em uma revisão profunda, em todos os setores, dos funcionamentos econômicos. Esperemos um espírito novo no que diz respeito à utilização dos recursos naturais. Isso vai sensibilizar o mundo do vinho, tanto em sua produção, distribuição e consumo. É tempo de reunir, no espírito das reuniões de Davos, os principais atores do setor vitivinícola para discutir, pensar, conhecer e encontrar novas maneiras de se adaptar às condições econômicas que irão aparecer", afirmou Mauss.

O presidente do GJE, que ressaltou a importância da evento, afirmou que faltam iniciativas da mesma natureza no mundo do vinho. "Temos grandes feiras comerciais, como a Vinexpo, grandes eventos para os consumidores, como o Grand Tastin de Paris, mas falta um simpósio de escala mundial que permita intercâmbios que vão além do lado comercial e promocional". O WWS reunirá 160 participantes.

Já o WineFuture-Rioja 09  é uma iniciativa da Academia de Vinhos da Espanha. Assim como o WWS, o evento promovido por Pancho Campo tem como prioridade o debate. "Queremos que a Winefuture Rioja 09 seja um fórum de discussão e análise global do sector vitivinícola, bem como uma fonte de inspiração e liderança para o futuro", explica Campol. No evento espanhol são esperadas 500 pessoas. 

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinho pode prolongar tempo de vida
+ Tecnologia promete revolucionar produção de vinho

+ Procedência do vinho é importante para norte-americanos, diz pesquisa
+ Vinho pode ajudar no tratamento de linfoma

+ Michel Rolland visita projetos da Miolo Wine Group

Redação
Publicado em 07/07/2009, às 10h21 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias