por Redação
Consumo de espumante triplicou nos últimos 10 anos |
No final da primeira década do século 21, quase dez anos depois de os espumantes nacionais começarem a cair no gosto do consumidor, os números mostram que o sucesso do vinho brasileiro não é uma questão de estação.
Em 2000, quando os espumantes
locais começaram a despontar no mercado brasileiro, as vendas beiravam os 4
milhões de litros. Hoje, o consumo da bebida triplicou, devendo chegar aos 13
milhões de litros neste ano, conforme dados do Instituto Brasileiro do Vinho
(Ibravin). O mercado projeta crescimento de 20% ao ano daqui para frente,
dobrando a produção atual em apenas cinco anos.
"Os brasileiros
descobriram um novo consumo, que não está ligado à quantidade, mas ao prazer",
afirmou Daniel Salton, diretor-presidente da vinícola Salton, de Bento
Gonçalves, em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora.
Cada vez mais o prazer de degustar um bom vinho vira parte do dia de dia de milhares de brasileiros, como as amigas Silvia Deiro, Marly Beatriz Nehring e Celi Monero, do Rio Grande do Sul, que bebem constantemente espumantes há 20 anos. "Espumante tem gosto de festa, sempre temos algo para comemorar" definiu Silvia, também em entrevista ao jornal gaúcho.
Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...
+ Vale do Napa promete safra 2010 "elegante e equilibrada"
+ Caso de vinho pode ir à Suprema Corte
+Rótulo é a chave do sucesso no
mercado asiático, diz especialista
+ Terra de Dom Quixote
investe em vinho sem álcool
+ Centenária, vinícola
neozelandesa busca comprador