Vinho - 06.Dez - Preferência nacional

"Ex-bebida de festa", espumante cai de vez no gosto do brasileiro

por Redação

Consumo de espumante triplicou nos últimos 10 anos
Chega o final do ano e junto com ele uma série de boas notícias e bons acontecimentos. Além das esperadas reuniões familiares, das festas de natal e de réveillon, há outros motivos para comemorar, principalmente, se você for produtor de espumante nacional, bebida que cada vez mais se consolida no mercado nacional, inclusive fora do período de festas.

No final da primeira década do século 21, quase dez anos depois de os espumantes nacionais começarem a cair no gosto do consumidor, os números mostram que o sucesso do vinho brasileiro não é uma questão de estação.

Em 2000, quando os espumantes locais começaram a despontar no mercado brasileiro, as vendas beiravam os 4 milhões de litros. Hoje, o consumo da bebida triplicou, devendo chegar aos 13 milhões de litros neste ano, conforme dados do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O mercado projeta crescimento de 20% ao ano daqui para frente, dobrando a produção atual em apenas cinco anos. 

"Os brasileiros descobriram um novo consumo, que não está ligado à quantidade, mas ao prazer", afirmou Daniel Salton, diretor-presidente da vinícola Salton, de Bento Gonçalves, em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora.

Cada vez mais o prazer de degustar um bom vinho vira parte do dia de dia de milhares de brasileiros, como as amigas Silvia Deiro, Marly Beatriz Nehring e Celi Monero, do Rio Grande do Sul, que bebem constantemente espumantes há 20 anos. "Espumante tem gosto de festa, sempre temos algo para comemorar" definiu Silvia, também em entrevista ao jornal gaúcho.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vale do Napa promete safra 2010 "elegante e equilibrada"

+ Caso de vinho pode ir à Suprema Corte

+Rótulo é a chave do sucesso no mercado asiático, diz especialista

+ Graças a Vinho, Copolla se diz livre para criar

+ Terra de Dom Quixote investe em vinho sem álcool
+ Centenária, vinícola neozelandesa busca comprador



palavras chave

Notícias relacionadas