25.fev - Exportação de vinhos e espumantes

Exportação de vinhos e espumantes brasileiros aumentou 100% em 2008


As exportações de vinhos e espumantes brasileiros em 2008 aumentaram cerca de 100%, somando 4,6 milhões de dólares. Mesmo com a crise econômica mundial, este ano a meta é expandir ainda mais as vendas. A previsão é arrecadar 6 milhões de dólares, além de conquistar novos mercados como Singapura, Hong Kong e Índia.

Nos últimos cinco anos, as exportações dos vinhos e espumantes produzidos no país cresceram 2000%. De 2007 para 2008, o salto foi de 99,4%. Dentre os principais países importadores, se destacam Holanda, Estados Unidos e Alemanha.

Este salto nas exportações é o resultado do Projeto Wines From Brasil, realizado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) e do qual fazem parte 34 vinícolas. O programa está aberto a adesões. A idéia é proporcionar às vinícolas de estrutura familiar capacitação para o acesso ao mercado mundial, e divulgar cada vez mais o produto brasileiro, que está entre os cinco melhores espumantes do mundo. 

Os vinhos made in Brazil também participam de feiras internacionais especializadas, e é cada vez mais premiado em concursos no mundo todo. "Dentre as mais de mil premiações obtidas pelo Brasil nos últimos tempos estão concursos altamente reconhecidos, em que são feitas degustações às cegas. O degustador não sabe que produto está provando. E a maravilha vem quando abre e identifica que é do Brasil", comemora o presidente da Câmara Setorial do Vinho do Ministério da Agricultura, Hermes Zanetti.

A partir do reconhecimento internacional, os produtores acreditam que os brasileiros passarão também a valorizar o vinho feito aqui.

Leia mais sobre vinhos e espumantes nacionais em:

+ A hora e a vez do vinho nacional

Da redação

Publicado em 25 de Fevereiro de 2009 às 10:41


Notícias