por Redação
Este aumento foi totalmente impulsionado pela disparada nas vendas internacionais de vinhos sem Denominação de Origem Protegida, que sozinhos possuem um crescimento de 50% nas exportações do mês de maio, tanto em valor como em volume, elevando o crescimento no ano para 80% em relação ao mesmo período de 2009.
Já os vinhos com D.O.P. mostraram, pela primeira vez em 2010, um crescimento em relação ao consumo de 12 meses atrás, apresentando uma venda 1,9% maior em volume e 6,3% em valor. Para a ministra espanhola do Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho, Elena Espinosa, estes dados representam um sinal de recuperação do setor na Espanha após alguns anos de crise.
Os principais países consumidores do vinho espanhol, com ajuda da baixa taxa de câmbio, são os EUA - que desde janeiro consumiu 14,7% a mais em valor e 1,5% em volume - e o Canadá, que comprou 20% a mais em valor e 3,4% em volume.
Outro grande crescimento de entrada do vinho espanhol é no mercado chinês, onde foram vendidos 154,6% a mais em valor e 289,6% a mais em volume, embora estes números ainda não representem algo muito significativo, pois há poucos meses o consumo na China era quase zero.
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