Vinho - 02.Ago - Bons números

Exportação de vinhos espanhóis cresce pelo quinto mês consecutivo

por Redação

Segundo dados divulgados pelo Observatório Espanhol de Mercado do Vinho (OeMv), as exportações de vinho espanhol cresceram pelo quinto mês consecutivo em maio, com um crescimento de 12% em valor e 16% em volume.

Este aumento foi totalmente impulsionado pela disparada nas vendas internacionais de vinhos sem Denominação de Origem Protegida, que sozinhos possuem um crescimento de 50% nas exportações do mês de maio, tanto em valor como em volume, elevando o crescimento no ano para 80% em relação ao mesmo período de 2009.

Já os vinhos com D.O.P. mostraram, pela primeira vez em 2010, um crescimento em relação ao consumo de 12 meses atrás, apresentando uma venda 1,9% maior em volume e 6,3% em valor. Para a ministra espanhola do Meio Ambiente, Meio Rural e Marinho, Elena Espinosa, estes dados representam um sinal de recuperação do setor na Espanha após alguns anos de crise.

Os principais países consumidores do vinho espanhol, com ajuda da baixa taxa de câmbio, são os EUA - que desde janeiro consumiu 14,7% a mais em valor e 1,5% em volume - e o Canadá, que comprou 20% a mais em valor e 3,4% em volume.

Outro grande crescimento de entrada do vinho espanhol é no mercado chinês, onde foram vendidos 154,6% a mais em valor e 289,6% a mais em volume, embora estes números ainda não representem algo muito significativo, pois há poucos meses o consumo na China era quase zero.

ESPECIAL:O vinho e sua história - Do Império Romano, pela Idade Média, até os nossos dias, o vinho acompanhou os principais momentos da história da humanidade e se transformou

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Casa de champanhe francesa comemora 250 anos

Empresa norte-americana cria taça de vinho gigante

+ Evento no Rio de Janeiro une medicina e vinhos

+ Empresa sul-africana paga clientes que devolvem garrafas vazias

+ Dom Perignon faz homenagem a Andy Warhol

palavras chave

Notícias relacionadas