19.fev - Exportação de vinhos franceses aumentam

Exportação de vinhos franceses aumentam


O vinho francês tem sobrevivido muito bem a estes meses de crise econômica internacional, com um ligeiro avanço em suas exportações. O aumento foi no valor de 0,9%, cerca de 6,76 milhões de euros, mais do triplo das exportações espanholas.

De acordo com os números fornecidos pela AFP, as vendas totais do setor chegaram a 9,31 milhões de euros no ano passado, uma diminuição de 0,3%, mas convém recordar que os 9,34 milhões comercializados em 2007 bateram recorde, com 6 9% a mais que em 2006.


O setor de bebidas alcoólicas representa o segundo excedente na balança de importação/exportação no setor industrial francês, o maior de todos, perdendo apenas para a indústria aeronáutica.

No que diz respeito à classificação dos principais mercados para vinhos e bebidas francesas, ela continua como nos anos anteriores, embora com altos e baixos dependendo do mercado: assim, os Estados Unidos permanecem em primeiro lugar, apesar de uma grave queda de 12,8%, seguido pelo Reino Unido (-2,7%), Alemanha (8,9%), Bélgica (-7,1%) e Japão (1%).





Da redação

Publicado em 19 de Fevereiro de 2009 às 12:58


Notícias