Revista ADEGA
Busca

25.Ago - Crescimento

Exportações crescem 20% na Argentina


As uvas Malbec, que alavancaram as exportações argentinas
Os vinhos produzidos a partir da casta de uvas Malbec se tornaram o motor propulsor do crescimento das exportações de vinho argentino, que mesmo com resquícios da crise mundial, aumentaram cerca de 20% no primeiro semestre de 2009. Estatísticas oficiais apontam os Estados Unidos e Canadá como os principais compradores, seguidos da Alemanha e Suíça.

De acordo com estimativas da Indústria Vitivinícola Argentina, o preço dos vinhos exportados subiu 2%. Produtores argentinos afirmam que devido à recessão, os mercados externos aproveitaram para experimentar novos comércios, e como a indústria nacional oferece produtos com preços e qualidade bons, houve uma vantagem clara em relação a outros competidores.

A partir deste cenário, a uva Malbec vem ajudando o crescimento do setor de vinhos e pode abrir portas para que outros tipos de uva nacionais, como a Torrontés - que só é produzida na Argentina - ganhem aceitação no mercado internacional. Atualmente o país ocupa o quinto lugar em produção de vinhos e o décimo em exportações.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinhedo (SP) pretende se tornar referência em produção de vinho

+O Melhor Vinho do dia: À centésima vitória brasileira na F1!

+ Vinho tinto apresenta substâncias anticancerígenas

+ Garrafa mais leve do mundo será lançada na Inglaterra

+ Arnold Schwarzenegger proclama Mês do Vinho na Califórnia

Redação
Publicado em 25/08/2009, às 11h16 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias