Vinho - 06.Jul - Mercado

Exportações de vinho da Espanha aumentam, diz relatório da OeMy

por Redação

Segundo um estudo elaborado pelo Observatório Espanhol do Mercado de Vinho (OeMy), o valor das exportações de vinho espanhol, no período entre abril de 2010 e abril de 2011,  superou a barreira dos dois milhões de euros, alcançando um recorde histórico.

Divulgação
A exportação de vinho a granel aumentou mais da metade em valor
O estudo revelou que as exportações de vinho espanhol aumentaram 26,8% em volume, até alcançar 661,8 milhões de litros e 18,2% em valor, até os 641,6 milhões de euros, durante o primeiro trimestre desse ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Os dados registrados nesse primeiro trimestre de 2011 se explicam em parte pelo avanço dos vinhos embalados com Denominação de Origem Protegida, cujas exportações cresceram 25% em valor e 22,2% em volume nesse período.

Os vinhos espumantes, por sua vez, também registraram dados positivos, aumentando 19% em volume e 5% em valor em relação a 2010. As vendas de vinho com DOP e espumantes são responsáveis por 62% do total de lucro das exportações.

Por outro lado, as exportações de vinhos embalados sem denominação de origem, cuja movimentação no ano passada impulsionou a recuperação das exportações, caíram 2,7% em valor e 6,2% em volume. Esse decréscimo se deu por conta do aumento dos vinhos embalados com DOP, assim como o vinho a granel sem DOP, cujas exportações aumentaram mais da metade em valor e volume no primeiro trimestre do ano.

A distribuição em países também aumentou, em termos de valor de mercado, como nos EUA, Canadá e Finlândia. China, Rússia, Itália e França, por sua vez, são os países que mais se exporta vinho espanhol a granel sem DOP.

Mais notícias sobre vinhos...

+ Índia e União Europeia negociam para reduzir tributação sobre álcool importado

+ Vinícolas brasileiras irão exportar a mais 10 países após Vinexpo 2011

+ Vinícola brasileira colhe uvas a -9°C para produção de Icewine

+ Guia de vinhos espanhois será lançado nos EUA em formato digital

+ Empresa chinesa volta-se ao mercado de vinhos australiano

palavras chave

Notícias relacionadas