Vinho - 22.Jan - Arte

Famoso escultor estampa o rótulo de Mouton Rothschild 2007

por Redação

Novo rótulo do tradicional Château Mouton Rothschild
Para a safra 2007, o Château Mouton Rothschild encomendou o desenho de seu rótulo ao escultor Bernar Venet. Anualmente, desde 1945, o rótulo do principal vinho desta que é uma das mais renomadas propriedades vinícolas do mundo é ilustrada por um artista contemporâneo.

O desenho que Venet fez a pedido de Philippine de Rothschild, proprietária da casa, representa monumentais curvas de aço monumental que evocam a montagem das barricas de carvalho.

Bernar Venet expõe grandes esculturas de metal em várias cidades da França e do mundo. Um enorme feixe oblíquo foi instalado perto de Mouton, no Château Mouton d'Arsac perto de Pauillac no Medoc.

Fama pelo rótulo?

Esta tradição com os desenhos dos rótulos é antiga e a proprietária de Rothschild toma conta disso pessoalmente. Antes dela, o pai dela, o barão Philippe havia chamado artistas famosos, como Braque, Dali, Carlu, César, Chagall, Cocteau. Depois vieram Picasso, Balthus, Bacon, Soulages, Savignac, Warhol e personalidades como o príncipe Charles.

 No total, muitas dezenas de artistas que compõem uma espécie de exposição de obras - entre pinturas, desenhos e aquarelas - nos rótulos deste famoso vinho. Cada artista é pago por seu trabalho com o vinho da propriedade e tem total liberdade para criar. Mas temas de vinho e carneiro (Mouton, em francês), são recorrentes nesta coleção.

A existência de um rótulo diferente de um ano para outro, faz com que verdadeiros colecionadores comprem vinhos de Mouton Rothschild. Além disso, alguns rótulos ficam mais famosos do que outros, qualquer que seja a qualidade da safra, e atingem preços elevados em leilões.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Cantores exigem vinhos caros no Festival de Salvador e não são atendidos
+ O melhor vinho do dia: Ao reencontro de Agassi e Sampras

+ Leilões de vinho são organizados para ajudar vítimas no Haiti
+ Pesquisadores encontram possível cura para intolerância ao álcool

+ Competição mundial de Sauvignon é lançada em Bordeaux


palavras chave

Notícias relacionadas