19.set - Morre produtor de vinhos Didier Dagueneau

Famoso por Sauvignon Blanc, francês falece em acidente de avião

por Redação

Didier Dagueneau, famoso produtor de Sauvignon Blancs, faleceu no dia 17, aos 52 anos. Ele estava pilotando um avião ultraleve que enfrentava problemas na decolagem, quando a nave caiu. O acidente aconteceu perto da comuna de Hautefaye, na região de Dordogne no sul da França.

Dagueneau, que estreou no mundo do vinho em 1982 com menos de três hectares de vinha, foi aumentando aos poucos seu domínio até chegar aos atuais 27 hectares, que produzem anualmente

Oliver Styles
cerca de 7000 caixas de Sauvignon Blanc.

Sua vinícola está localizada na cidade de St. Andelain, no extremo leste do vale do Loire, e os produtos da área de Didier se tornaram sinônimo de alta qualidade.

         Sempre na procura pelo melhor Sauvignon Blanc, ele produziudiversos vinhos em sua vinícola, em Pouilly-Fumé, como os notáveis Buisson-Renard, Pur Sang e Sílex - talvez seu vinho mais famoso; além do Asteroide cuvée, de preço exorbitante.

Conhecido como o "selvagem do Loire", Dagueneau era igualmente famoso por suas opiniões, freqüentemente atacando os produtores de vinho da região por sua falta de atitude no que diz respeito à plantação da uva e às práticas de feitura do vinho.

          Didier usava métodos incomuns para os produtores de Pouilly-Fumé, se tornando o líder de qualidade em vinhos da região. Em uma análise feita pela revista Wine Spectator, 31 de seus vinhos receberam mais de 90 pontos, e 9 deles receberam mais de 95 pontos. 

          Ele era casado e tinha quatro filhos.

palavras chave

Notícias relacionadas