Vinho - 20.Out - Indicação geográfica brasileira

Farroupilha, no Rio Grande Sul, está a um passo da indicação geográfica

por Redação

Na última sexta-feira foi realizada a primeira avaliação de produtos que servirão como base para a obtenção da indicação geográfica da região de Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

15 vinhos e dois espumantes elaborados com as variedades moscato branco e moscato R2 da safra 2010 foram avaliados no laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves. Coordenado pelo pesquisador Mauro Celso Zanus, a análise é o resultado do primeiro ano de observação de campo do projeto Indicações Geográficas de Farroupilha.

"Essas são as primeiras amostras elaboradas a partir de informações coletadas e reunidas em um amplo banco de dados organizado acerca das uvas moscatéis produzidas em Farroupilha. Acompanhamos durante a última safra todo o período de desenvolvimento dessas variedades no município, desde a brotação até a colheita", explica o presidente do conselho técnico da Afavin, João Carlos Taffarel.

Aliadas a esse banco de dados estão análises de amostras realizadas nas últimas cinco edições da Seleção de Vinhos de Farroupilha, cuja entrega de premiações será realizada no dia 12 de novembro. A partir dessas informações, será iniciado o processo de identificação dos aspectos qualitativos dos vinhos da região que, ao término do projeto em 2012, receberão o selo de indicação geográfica.

OMelhorVinho.com.br: Que tal brindar o sucesso dos vinhos brasileiros com um uma safra histórica e surpreendente de Bento Gonçalves? ADEGA indica o Lote 43 2005 da Miolo, um vinho elegante com excelente frutado na boca. Quer saber mais? Clique aqui!

ESPECIAL: De taça e bombacha - Vinícolas novas e nomes consagrados podem ser capazes de mudar a imagem de um ícone sulista

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vinho está mais barato do que água engarrafada na Nova Zelândia

+Presidente da Wines of Chile é premiado em Londres

+ Champagne luta contra energia nuclear

+ Manchester United e Concha y Toro presenteiam os 33 mineiros chilenos

+ Vinhos brasileiros serão homenageados em festival da Finlândia

palavras chave

Notícias relacionadas