Arte e vinho

FBI recupera depois de 80 anos quadro de Baco roubado pelos nazistas

Órgão devolveu pintura secular do jovem deus romano do vinho desaparecida desde os anos 1930 aos descendentes do dono da obra

por Por Maria Bolognese

Agentes do FBI retomaram nesta semana a pintura “Um jovem como Baco” e a devolveram aos descendentes do Dr. Max Stern, um gerente de galeria de arte judaica que foi forçado a fugir da Alemanha Nazista na década de 1930.
O roubo e a venda aconteceram em 1936 e a obra está catalogada como propriedade roubada desde então. O artista Jan Frans Verziji (1599 – 1647) é creditado como o criador da pintura, que mostra o jovem Baco segurando um jarro e bebendo vinho branco, com uma veste desgastada e também uma coroa de folhas de uvas na cabeça.
[Colocar Alt]
O FBI recebeu uma pista sobre a pintura em 2015. Eles a encontraram em uma feira de arte em Nova York e emitiram uma intimação para recuperá-la no dia 12 de março daquele ano.
O proprietário da Galeria Luigi Caretto, em Turim, na Itália, renunciou voluntariamente aos seus direitos de propriedade e entregou a pintura às autoridades, que apenas agora a devolveram à família original.
A obra foi doada para a Fundação Max e Iris Stern em Nova York após uma cerimônia no Museu do Patrimônio Judaico. É mais um ganho para a história da arte, do vinho e da humanidade.

palavras chave

Notícias relacionadas