30.jan - Fenavinho irá aguçar os sentidos

Fenavinho irá aguçar os sentidos dos seus visitantes

por Redação

Haverá mais uma novidade na Fenavinho deste ano. Trata-se do espaço "Os Sentidos e o Vinho", onde o público será levado a estimular seus sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato). Para isso, foram criadas peças exclusivas para aguçar as sensações dos visitantes.

A novidade foi criada por Vitor Ambrosini, vice-presidente de Infraestrutura, e pelo  enólogo Christian Bernardi, vice-presidente da Associação Brasileira de Enologia (ABE). A proposta deles era despertar a atenção para as características do vinho.

Para estimular o olfato, serão colocadas doze pequenas bancadas com frascos contendo aromas que costumam ser encontrados nos vinhos. O visitante deverá identificá-los.

Quanto ao paladar, as pessoas poderão encostar na imagem de uma língua que mostrará, conforme a parte em que for tocada, qual é o sabor sentido naquela região (doce, ácido, salgado e amargo).

A visão será testada em duas rodas, uma para vinhos tintos e outra para brancos. Ambas mostrarão a evolução dos fermentados com o passar do tempo. O visitante poderá selecionar uma cor e adivinhar a idade que o vinho estaria com aquela tonalidade.

O sentido do tato será aguçado de três maneiras: percebendo a adstringência, a liberação de gás carbônico no caso dos espumantes e a temperatura ideal para cada tipo de vinho.

Por fim, para testar a audição dos participantes, os organizadores prometeram uma grande surpresa.

palavras chave

Notícias relacionadas