Vinho - 21.Jul - Inovação

Fermento da vinificação pode ser utilizado para produzir biocombustível

por Redação

Na esperança de encontrar um substituto para a gasolina, cientistas de todo mundo têm se engajado na missão de procurar um combustível alternativo. O problema encontrado ao longo do caminho tem sido desenvolver um biocombustível que faça sentido no mercado, ou seja, tenha preços que possam, de fato, competir com outros tipos de combustíveis.

Um estudo publicado em junho por especialistas do departamento de genética da Universidade de Stanford parece estar no caminho certo. Os cientistas procuravam uma levedura eficiente para quebrar o açúcar encontrado nas plantas, que vem na forma de xilose, e transformá-lo em etanol.

Segundo um dos especialistas do departamento, Gavin Sherlock, a equipe foi capaz de identificar 38 cepas de leveduras que podem transformar a xilose em etanol, todas elas linhagens de leveduras utilizadas na vinificação.

"Fomos capazes de identificar o gene responsável por essa capacidade, que realiza uma das etapas pelas quais as células utilizam este açúcar", disse Sherlock. Dessa forma, os cientistas puderam concluir que talvez o fermento da vinificação possa ser utilizado na produção de um biocombustível.

Apesar da descoberta, Sherlock diz que ainda existem desafios à frente. "Eu acho possível que as cepas de leveduras provenientes de leveduras do vinho possam, em algum momento, ser utilizadas para a produção de etanol", disse ele. "Mas é provável que ainda demore alguns anos, o efeito do que observamos foi um tanto modesto".

ESPECIAL:Vinho em prol do verde - Vinhos biodinâmicos, orgânicos, ecológicos, biológicos, naturais. A preocupação mundial com uma vida mais saudável e um planeta sustentável chega até o mundo do vinho

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Empresa desenvolve vinho para consumidores chineses

+ Vinícola comemora 125º aniversário com Cirque du Soleil

+ Herói do título mundial, espanhol Iniesta começa a produzir vinhos

+ Rússia terá que retomar importações de vinho para entrar na OMC

+ Comerciantes do Reino Unido vendem vinhos vegetarianos

+ Mulheres apóiam campanha a favor das rolhas de cortiça

palavras chave

Notícias relacionadas