31.Mar - Evento

Festival do Peixe, em Lisboa, contará com seis chefs brasileiros

por Redação

Em 2010, a terceira edição do Festival do Peixe será um marco tanto para os lusitanos quanto para os brasileiros. Com orçamento de 850 mil euros, o evento vai contar com a participação de oito chefs estrangeiros, seis deles brasileiros.

Segundo a organização do evento, o convite ao Brasil foi feito pela proximidade com Portugal e também para mostrar a diversidade da nação, que conta com uma extensa lista de cheiros, cores e sabores marcantes em sua gastronomia.

O Festival do Peixe acontece entre os dias 10 e 18 de abril
O festival deve reunir alguns dos melhores restaurantes de Lisboa, tais como Tavares, Fortaleza do Guincho e Eleven, todos agraciados com estrelas Michelin. Este será o palco, também, de chefs com novos projetos na cidade, como é o caso de Vítor Sobral, Luís Baena, Miguel Castro Silva, José Avillez e Leonel Pereira.

Em âmbito internacional, estarão presentes o chef espanhol Joan Roca, um dos mais cotados da atualidade, os brasileiros Alex Atala (D.O.M. - São Paulo), Bel Coelho (Dui - São Paulo), Beto Pimentel (Paraíso Tropical - Salvador), Mara Sallese (Tordesilhas - São Paulo), Tsuyoshi Murakami (Kinoshita - São Paulo) e o "franco-carioca" Claude Troisgros (Olympe - Rio de Janeiro).

Neste ano, o evento terá um novo espaço, no qual três restaurantes de fora da Grande Lisboa apresentarão seus pratos em três dias temáticos dedicados aos petiscos do mar, às cataplanas (panela metálica para cozinhar alimentos típicos do Algarve) e ao arroz de peixe e marisco.

Durante os oito dias do festival, que acontece entre 10 e 18 de abril, serão promovidas iniciativas ligadas à gastronomia, como apresentações de cozinha ao vivo, uma área onde os chefs explicarão as suas receitas às crianças, diversas provas e um mercado gourmet.

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Consumo mundial de vinho cai e Brasil é uma das poucas exceções
+ Wine Spectator destaca a importância da região do Douro
+ La Rioja cria projeto internacional de divulgação do "vinho e saúde"
+ Norte-americanos querem vinhos mais baratos em 2010
+ O Melhor Vinho do Dia: Com saudades, em memória ao "mestre" Armando Nogueira!

palavras chave

Notícias relacionadas