Revista ADEGA
Busca

10.Ago - Eventos

Festival Gastronômico Azeite sua Vida acontece em São Paulo


O festival é parte do projeto Azeite sua Vida
Acontecerá em São Paulo, de 14 de agosto a 30 de setembro, o Festival Gastronômico Azeite sua Vida. Nove dos melhores restaurantes de São Paulo participarão do festival.

Fruto da  parceria entre o Instituto Espanhol de Comercio Exterior (ICEX),  a Associação de Exportadores Espanhóis de Azeite de Oliva (ASOLIVA),  a Agência Andaluza de Promoção Exterior (EXTENDA)  e a Organização Interprofissional do Aceite de Oliva, o evento é uma das ações institucionais do Programa Azeite Sua Vida, que tem como objetivo orientar o consumidor levando informações sobre as diferentes formas de utilizar o produto.

O festival marcará ainda a o lançamento do livro 10 Segredos Revelados do Azeite de Oliva Espanhol, uma edição especial de receitas dos restaurantes participantes.

Participam do Festival Gastronômico Azeite sua Vida os restaurantes:

. Porto Rubaiyat - especializado em peixes e frutos do mar, o chefe Carlos Iglesias escolheu a preparação do Filé de Linguado Grelhado com molho à la Meunière, acompanhado de arroz selvagem e aspargos frescos, utilizando um azeite extra-virgem limpo, fresco, vigoroso e muito aromático, valorizando ainda mais o sabor do peixe.

. A Figueira Rubaiyat - criado pelo chefe Francisco Gameleira, que prepara um cardápio variado de massas e carnes, o Filé do Pedreiro ganhou um azeite extra-virgem com notas herbáceas, com aromas e sabores de ervas recém-cortadas, deixando a carne mais intensa na percepção do sabor, sem esconder o azeite de oliva.

. Don Curro - considerada a mais tradicional cozinha espanhola de São Paulo, Francisco Rios Domingues revela a receita de sua Paella Don Curro com Lagosta, onde o azeite de oliva espanhol é o primeiro ingrediente que aos poucos integra os temperos, o arroz, as carnes, os peixes, os frutos do mar e o precioso açafrão que finaliza a paella.

. Eñe - os chefes espanhóis Javier e Sergio Torres Martinez, conhecidos como Gêmeos de Ouro, tem propostas inovadoras de uma nova cozinha contemporânea espanhola, a exemplo o Lombo de Bacalhau Confitado em Gastrovac, feito com a surpreendente técnica de cozimento a vácuo com azeite de oliva espanhol.

. Amadeus - é uma referência de excelência em comida do mar, preparada pela chefe de cozinha Bella Masano, que criou para o Festival o Peixe no Papillote, robalo que pode ser preparado com duas variedades de azeite de oliva espanhol extra-virgem, Picual ou Arbequina e é acompanhado por brotos, ervas frescas e flores comestíveis.

. Capim Santo - a cozinha brasileira contemporânea da chefe de cozinha Morena Leite está sempre interagindo com o bem estar e a saúde e o azeite de oliva é sempre utilizado na preparação das sopas, risotos, massas e sobremesas de seu cardápio. 

. Praça São Lourenço - a gastronomia casual do agradável restaurante é assinada pela chefe Ana Soares que produz vários pratos e sobremesas em fornos a lenha. O Bacalhau da Praça leva o azeite de oliva no cozimento e em sua finalização. Bem servido ganha o sabor de pimentões coloridos, couve, azeitonas e confit de alho.

. Tordesilhas - o menu gastronômico criado pelo chefe Mara Salles é um passeio pelas comidas e sabores do Brasil, que são valorizados pelo azeite de oliva em sua preparação, o que será possível conferir no prato Filhote ao Molho de Hortaliças com purê de Banana da Terra, sugerido para o Festival.

. Só Doces - o chefe confeiteiro Flavio Federico revela que o uso do azeite de oliva em confeitaria é uma fronteira relativamente recente e muito promissora. Segundo ele existem muitas vantagens em sua utilização, entre elas a redução de calorias e o resultado final nas sobremesas e bolos que ficam mais macios e úmidos. Isso é possível conferir saboreando o Bolo de Fubá com Azeite e Queijo Manchego criado para o livro e para o evento. 

Mais notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Vinícola Aurora recebe mais de 18 mil turistas em julho

+ Os melhores espumantes do Brasil

+ Vinho tinto pode prevenir infecções
+ Editora lançará livro sobre vinhos de 1 milhão de dólares

+ O Melhor Vinho do dia: À educação e aos vinhos chilenos!

Redação
Publicado em 10/08/2009, às 12h38 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias