Vinho - 17.Ago - Produção 2010

França começa a realizar primeiras colheitas da safra 2010

por Redação

As primeiras colheitas da safra 2010 francesaocorreram nos vinhedos da região de Rivesaltes, ao sul do país.

A vinícola Domaine de Rombeau começou a colher sua produção no dia 12 de agosto, mantendo a data média de anos anteriores, como explicou o proprietário Pierre-Henri de la Fabrègue.

Os 90 hectares de vinhas tem uma produção que vai de três mil a 3500 hectolitros anuais. Segundo Fabrègue, a região é, tradicionalmente, a primeira a fazer a sua colheita por ter "terras muito rochosas que ficam à mercê do sol e do vento norte, além de cultivar variedades precoces, como Moscatel".

Segundo o diretor da cooperativa de vinicultores Arnauld de Villeneuve, Olivier Chouilly, o montante da colheita da região de Rivesaltes este ano deve ser "pequeno, mas de boa qualidade".

Choully deverá começar sua própria colheita só entre os dias 23 e 24 deste mês. "O tempo esteve muito bom, com chuvas de primavera e um verão seco com noites frescas", explicou. Segundo o produtor, as chuvas só fizeram falta durante o outono do ano passado, o que explicaria o baixo rendimento dos vinhedos este ano.

ESPECIAL:Diário da colheita 2010 - Foram meses preocupantes, cheios de incertezas e algumas boas surpresas. Mas a colheita 2010 no Brasil mostra que alguns vinhateiros já estão prontos para enfrentar os revezes da natureza

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vinhos franceses patrocinam partida de rugby em Londres

+ Proposta da indústria de vinhos sul-africana desrespeita leis européias
+ Contra vinhas transgênicas, manifestantes invadem instituto na França

+ Vinho foi a bebida que mais cresceu em vendas na Espanha

+ Empresa australiana é condenada por vender falso Chardonnay

palavras chave

Notícias relacionadas