Revista ADEGA
Busca

França enfrenta competidores no mercado


Apesar de ser o maior consumidor de vinhos do mundo, a França tem visto o consumo local de vinho per capita cair consideravelmente nos últimos anos. De 1970 para cá, o volume consumido caiu de 100 litros por ano para 55 litros anuais, o que tem preocupado os produtores.

A Ministra da Agricultura francesa, Christine Lagarde, disse que a indústria do país deve se adaptar à forte concorrência a nível mundial. Ela declarou que os produtores devem simplificar seus métodos para fazer com que os vinhos sejam mais acessíveis aos consumidores médios e não seja afetada pela ameaça cada vez mais constante de produtores do Novo Mundo, como Estados Unidos, Austrália, África do Sul, Argentina e Chile.

Segundo a ministra, esses países têm um sistema de classificação de vinho menos complicado e marketing eficiente. Os produtores franceses desfrutam de boas vendas no exterior, mas muitos médio e pequenos produtores tiveram prejuízos nos últimos anos, pois a venda de tais produtores está mais relacionada ao consumo interno.

Fernando C. Roveri
Publicado em 02/07/2007, às 13h55 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h44


Mais Notícias