Revista ADEGA
Busca

Vinho - 26.Jan - Ranking Mundial

França recupera o 1º lugar em produção de vinhos


Se em 2008 a França viu seu reinado ser desbancado e perdeu a primeira posição no ranking de produção mundial de vinhos, com 41,4 milhões de hectolitros, 7 milhões a menos do que a Itália, em 2009 os produtores recuperaram sua dignidade e encabeçam novamente o topo da lista.

Segundo a OIV (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), no ano passado os franceses produziram 45,7 milhões de hectolitros, valor muito próximo aos 45,5 milhões italianos, país que agora ocupa a segunda posição.

Embora os dados da produção passada não estejam completos, faltando a chinesa e russa, a OIV acredita que todas as outras colocações devem permanecer iguais as de 2008. Já no montante total da produção, os valores continuam no mesmo nível de três anos atrás. O ano de 2009 terminou com cerca de 268 milhões de hectolitros fabricados, nível praticamente idêntico ao visto em 2007 e 2008, que tiveram 266,1 e 267,8 milhões, respectivamente.

Analistas, entretanto, advertem que este equilíbrio visto nos últimos anos deve ser quebrado rapidamente, já que enquanto o continente europeu, que produz e consome mais de 50% do vinho mundial, dá sinais de enfraquecimento e redução tanto na produção quanto no consumo, outros grandes mercados caminham para uma nova realidade.

Hoje, não só os EUA mostram que estão bebendo mais, como também passaram a produzir mais vinhos. O país já é o quarto maior produtor do mundo, com mais de 20 milhões de hectolitros. Outros gigantes também se mostram fortes no mercado, como é o caso da China, que ocupa o sétimo lugar na produção, com 12 milhões de hectolitros só para o consumo interno.

No chamado "Novo Mundo", os vinhos chilenos e argentinos também despontam como os favoritos; mas produtores ainda modestos, como a Nova Zelândia e o Brasil, também vêem seus vinhos sair das fronteiras e ganhar o mundo.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Leilão em Hong Kong bate recorde em valor arrecadado num único dia
+ Famoso escultor estampa o rótulo de Mouton Rothschild 2007
+ O melhor vinho do dia:Parabéns São Paulo: 456 anos
+ O mundo do vinho já está ao alcance de sua mão
+ Cantores exigem vinhos caros no Festival de Salvador e não são atendidos

Redação
Publicado em 26/01/2010, às 14h00 - Atualizado em 27/07/2013, às 13h46


Mais Notícias