Vinho - 09.Mar - 'Binge drinking'

França se engaja em campanha para combater o abuso de álcool dos jovens

por Redação

A maioria dos países que lutam para vencer a prática do 'binge drinking' (quando uma grande quantidade de álcool é consumida num curto período de tempo) tentam separar o bebedor da garrafa.

O consumo abusivo dos jovens franceses está assustando pais e professores
Na França, as coisas são diferentes. Um informe do governo foi feito a fim de aconselhar jovens universitários (que são a maioria dos 'binge drinkers') a consumir álcool moderadamente.

Este informe, realizado pela ministra da Educação, Valérie Pécresse, oferece ampla gama de recomendações sobre como dosar o consumo dos estudantes. Jean-Robert Pitte, ex-reitor da Sorbonne (Universidade de Paris), acredita que através de almoços e jantares regados a vinho seja possível fazer os estudantes aprenderem a beber com sensatez.

"Para evitar que ocorra a monstruosidade que vemos nas noites de sexta e sábado, queremos ensinar aos estudantes o que é responsabilidade. Desta maneira, eles vão consumir o vinho de maneira moderada", explica Pitte.

Segundo Jean-Pierre Coffe, célebre gastrônomo e apresentador, as universidades devem dar aos jovens uma educação sobre o vinho da mesma maneira como ensina sobre outros diversos assuntos. "Por que existe educação sexual e não educação vitivinícola? Beber vinho é prazer, é como o amor".

Outras figuras, porém, vão de encontro a estas idéias. Alain Rigaud, presidente da Associação Nacional de Prevenção de Alcoolismo e das Toxicomanias (Anpaa), considera surpreendente a defesa destes argumentos. "É muito ingênuo pensar que vamos reduzir o consumo excessivo de álcool desta maneira".

Em novembro passado, Paris organizou uma marcha que fazia parte da campanha de sensibilização dirigida a jovens de 15 a 25 anos, que advertia os perigos da 'binge drinking'. Segundo números estimados, 20% dos jovens de 17 anos já bebem pelo menos cinco taças de vinho - em poucas horas - ao menos três vezes por mês.

Confira as últimas notícias sobre o mundo dos vinhos...

+ Harmonizar vinho com comida ajuda na hora da digestão?

+ O Melhor Vinho do Dia: Ao histórico Oscar dos argentinos!

+ Mulheres que bebem vinho têm mais sucesso em controlar o peso
+ Produtores usam garrafas "exóticas" para atrair consumidores
+ Segunda no mercado de rolhas sintéticas, NuKorc vai à bancarrota

palavras chave

Notícias relacionadas