Enorme

Francês fabrica o maior barril de vinho do mundo

Château criou o gigante com capacidade para 300 mil litros da bebida

por Redação

A nova invenção do mundo vitivinícola foi oficialmente apresentada nesta semana, por Château Puech Haut, na França. O tonel de proporções monstruosas mede, nada mais, nada menos, que 12m de comprimento e 6m de diâmetro. Pesando 40 toneladas, tem capacidade para armazenar o conteúdo equivalente a 400 mil garrafas de vinho.

Situado em Languedoc, o colosso de madeira foi construído por um carpinteiro local que precisou de 37 toneladas de carvalho para a realização do pedido, no mínimo, inusitado. O barril foi colocado do lado de fora da adega e segundo Gérard Bru, dono da propriedade, será usado em eventos e futuramente pode se transformar em uma loja de rótulos château.

Apesar de curioso, este não é o primeiro barril gigante a surgir na França. O mais famoso deles surgiu em 1885 com Eugene Mercier, da casa Champagne. Com capacidade para armazenar 200 mil litros de vinho, ele foi usado exatamente para esta finalidade, sendo preenchido por completo pela enorme colheita de 1887.

Quando rebocado para a cidade luz por 24 bois e 18 cavalos para a Paris Exhibition de 1889, duas pontes tiveram suas estruturas comprometidas por causa de seu peso. Ao chegar na capital, Mercier teria precisado comprar cinco casas vizinhas para que o gigante pudesse ser devidamente estacionado.

Na mesma linha de pensamento criativo, Bru convida diversos artistas para decorar barris (de tamanhos normais) em suas adegas. Muitos deles, pintados por nomes famosos, estão expostos em galerias de arte e coleções em todo o mundo. 

palavras chave

Notícias relacionadas