Vinho - 29.Nov

Franceses estão bebendo menos vinho

por Redação

De acordo com um estudo feito pelo Ministério da Agricultura, a população francesa está mudando seus hábitos de consumo de vinho, consumindo mais sucos e demais bebidas e se focando em vinhos de melhor qualidade numa quantidade menor.

divulgação

De acordo com a pesquisa, que é realizada a cada cinco anos, apenas 17% dos franceses entrevistados bebem vinho regularmente. O número de consumidores ocasionais - que tomam vinho uma ou duas vezes por semana - chegou a 45% em 2010, comparado aos 41% na pesquisa anterior, segundo o levantamento de dados feito pela consultoria FranceAgriMer. O número de pessoas que dizem não beber vinho continuou estável, em 38%. Em média, os franceses consumiram 57 litros de vinho por ano em 2010.

As mudanças nos hábitos franceses são decorrentes de vários fatores, segundo a consultoria. Muitos estão bebendo menos e melhor, ou seja, preferem vinhos de maior qualidade e em menor quantidade. Há também a substituição do vinho por bebidas não alcoólicas, como sucos. Em 1980, as bebidas sem álcool, sem contar a água, estavam presentes em apenas 5% das refeições. Hoje em dia, a porcentagem aumenta para 15% - enquanto o vinho aparece em 24% das mesas.

A mudança de hábitos envolve principalmente os homens. Os bebedores regulares de vinho são hoje mais velhos - quase a metade está na faixa de 65 anos ou mais. Segundo Bénédicte Trocard, de uma escola de vinho de Bordeaux, "essa modificação profunda dos hábitos reorienta a produção de vinhos para um público mais exigente". Ela acrescenta ainda que "apesar da crise, as vendas de vinhos de qualidade aumentam".

Mais notícias sobre vinhos...

Justin Timberlake criou vinho exclusivo para seu casamento
Casal de produtores vende casa sob medida para amantes de vinho
Flamengo lança vinhos voltados para a classe A
Condessa da Covilhã vende 1400 garrafas de vinho do Porto com mais de meio sécul...
Viña Undurraga é nomeada a vinícola do ano pela Wines of Chile

palavras chave

Notícias relacionadas