Vinho - 15.Jul - Evento

Franceses realizam festivais para celebrar "vinho milagroso"

por Redação

O Papa Clemente V
No século XIII a Itália vivia momentos difíceis. As ruínas começavam a devorar as cidades de Roma e Florença, enquanto o império germânico e os seus aliados gibelinos lutavam contra o papado e os guelfos.

As lutas constantes tanto ameaçavam o trono de São Pedro, que o Papa Clemente V moveu seu papado de Roma para Avinhão, na França, que lá ficou durante todo o século XIV.

Nessa estadia no sul francês, ocorreu um capítulo que mudaria a história da região. Certa vez, o processor de Clemente V, o Papa João XXII, ficou muito doente. A cura para o seu mal veio rapidamente, quando provou um vinho da comuna de Valréas. A partir de então, a bebida passou a ser considerada milagrosa.

A área foi comprada pela Igreja e passou a se chamar Enclave dos Papas. Durante os 700 anos seguintes a região manteve sua filiação ao papado. Atualmente, no entanto, os vinicultores da comuna temem que seus vinhos sejam esquecidos, assim como a sua importância histórica.

Por isso, estão sendo organizados diversos eventos para divulgar e celebrar o "vinho milagroso". Este ano, no mês de agosto, ocorrerão dois festivais: a Festa dos Vinhos da Enclave dos Papas, que reunirá na antiga comuna de Valréas todos os vinicultores de todo o distrito, e as Noites dos Vinhos da Enclave, onde diversos nomes importantes da indústria vitivinícola da região estão presentes apresentando suas bebidas para degustações e exposições.

ESPECIAL:O vinho e sua história - Do Império Romano, pela Idade Média, até os nossos dias, o vinho acompanhou os principais momentos da história da humanidade e se transformou

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Washigton começa luta contra traça européia

+ França espera repetir produção do ano passado na safra 2010

+ Argentina procura consolidar presença no mercado brasileiro de vinhos

+ Alsácia planeja mudança no rótulo de seus vinhos

+ Teste cego do Ibravin comprova qualidade dos vinhos brasileiros

+ Vinho mais antigo de Portugal, Periquita completa 160 anos

palavras chave

Notícias relacionadas