Vinho - 17.Set.

Franceses se preocupam com a liberação do termo "château" para vinhos estrangeiros

por Redação

Os produtores franceses estão preocupados com uma nova proposta que permitirá que vinícolas americanas usem o termo "Château" em vinhos exportados para a Europa. Segundo eles, a utilização destruirá o significado do termo.

divulgação

Na França, os vinhos que trazem no rótulo o termo "château" são associados com produtos feitos com uvas produzidas em 'terroir' - uma parte especifica de terra, que dá ao vinho uma identidade e sabor únicos.

A proposta feita pela Comissão Europeia pode permitir que vinhos feitos com uma mistura de uvas compradas de diferentes produtores também possam usar o termo. O comitê representativo da região de Bordeaux foi o primeiro a denunciar a iniciativa, dizendo que irá confundir os consumidores franceses e arruinar a tradição da produção de château.

"Existe um perigo muito grande da noção de château desaparecer na França. Os consumidores irão se sentir perdidos", disse Laurent Gapenne, presidente da organização que garante que os rótulos representem sua origem geográfica. "É impensável que a Comissão Europeia, feita supostamente para defender nossos interesses, aprove essa medida", disse ele. "Nos EUA é diferente, eles vão usar o termo château para criar nomes de marcas como Coca-Cola ou Nike".

Mais notícias sobre vinhos...

Chapoutier processa marca chinesa de roupas com nome homônimo
Dois jogadores sul-africanos de críquete lançam seus vinhos
Angelo Gaja fala sobre a safra 2012 e as mudanças climáticas na Itália
McGuigan lança linha de vinhos com baixo teor alcoólico
Bordeaux espera safra melhor do que a 2011

palavras chave

Notícias relacionadas