Vinho - 25.Out - Homenagem

Ganhador do Prêmio Nobel, Gunter Grass ilustra rótulo italiano


Um caracol em um cacho de uvas. Esse foi o desenho feito pelo escritor ganhador do prêmio Nobel, Gunter Grass, para os rótulos da última safra de chianti clássico da vinícola italiana Fattoria Nittardi.

Grass, que além de escritor é também pintor e desenhista, se une a uma lista respeitável de artistas que desde 1981 estampam as etiquetas do vinho Casanuova di Nittardi, como a japonesa Yoko Ono, o francês Tomi Ungerer, o alemão Horst Janssen e o austríaco Friedensreich Hunderwasser.

Para a vinícola italiana, a escolha do desenho foi simbólica. O cacho de uvas, segundo a Nittardi, representa um "tema mitológico e centenário no mundo do vinho". Além disso, o caracol é um importante elemento das obras de Grass, particularmente por seu livro Do Diário de um Caracol, lançado em 1972.

O escritor alemão foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1999 e hoje, aos 83 anos, é considerado um dos nomes mais importantes do Realismo Mágico europeu. Em seus trabalhos, Grass se mostra com uma visão política tipicamente esquerdista e anti-nazista. No entanto, ele chocou o mundo em 2006, ao revelar que aos 17 anos se ligou ao Waffen SS, força militar formada por cidadãos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.

OMelhorVinho.com.brQue tal degustar um chianti clássico que, além de tudo, é um best buy? ADEGA indica o Chianti Classico Riserva Cellole 2004, um vinho vigoroso, potente e ao mesmo tempo com toques sutis provenientes de taninos muito bem formados. Quer saber mais? Clique aqui!

ESPECIAL: Livros para degustar - São diversos os autores e obras que tratam sobre o vinho no mundo, portanto, ADEGA selecionou boas alternativas para todos os gostos e níveis de aprofundamento que você quiser

Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...

+ Vinícola francesa passa a utilizar "garrafa revolucionária"

+ Vinícolas libanesas organizam degustação em Londres

+ Vinícola na Califórnia faz parceria para salvar oceanos

+ Importadores de vinho da Rússia se unem para defender interesses em comum

+ Exportadora constrói "adega cofre-forte" na França

Da redação

Publicado em 25 de Outubro de 2010 às 08:51


Notícias