por Redação
![]() |
Grass, que além de escritor é também pintor e desenhista, se une a uma lista respeitável de artistas que desde 1981 estampam as etiquetas do vinho Casanuova di Nittardi, como a japonesa Yoko Ono, o francês Tomi Ungerer, o alemão Horst Janssen e o austríaco Friedensreich Hunderwasser.
Para a vinícola italiana, a escolha do desenho foi simbólica. O cacho de uvas, segundo a Nittardi, representa um "tema mitológico e centenário no mundo do vinho". Além disso, o caracol é um importante elemento das obras de Grass, particularmente por seu livro Do Diário de um Caracol, lançado em 1972.
O escritor alemão foi o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 1999 e hoje, aos 83 anos, é considerado um dos nomes mais importantes do Realismo Mágico europeu. Em seus trabalhos, Grass se mostra com uma visão política tipicamente esquerdista e anti-nazista. No entanto, ele chocou o mundo em 2006, ao revelar que aos 17 anos se ligou ao Waffen SS, força militar formada por cidadãos alemães durante a Segunda Guerra Mundial.
OMelhorVinho.com.br: Que tal degustar um chianti clássico que, além de tudo, é um best buy? ADEGA indica o Chianti Classico Riserva Cellole 2004, um vinho vigoroso, potente e ao mesmo tempo com toques sutis provenientes de taninos muito bem formados. Quer saber mais? Clique aqui!
Confira as últimas notícias do mundo dos vinhos...
+ Vinícola francesa passa a utilizar "garrafa revolucionária"
+ Vinícolas libanesas organizam degustação em Londres
+ Vinícola na Califórnia faz parceria para salvar oceanos
+ Importadores de vinho da Rússia se unem para defender interesses em comum
+lidas

Ciclista sobrevive três dias bebendo vinho após acidente

Vinícola lança rótulo para homenagear os “anos dourados da pornografia”

Vinícola gaúcha lança experiência para visitante criar seu próprio vinho

Lalou Bize-Leroy: a maga dos grandes vinhos da Borgonha, incluindo o Romanée-Conti

Como o vinho age na digestão? Estudos revelam efeitos importantes